• Seja bem-vindo, hoje é Quarta-Feira, 22 de Agosto de 2018

Matérias Publicadas

Aumentar Letra
Diminuir Letra

21/06/2018 - Período de Festejos Juninos exige cuidados com os olhos

Período de Festejos Juninos exige cuidados com os olhos

 

O mês de junho é de festa no nordeste, principalmente em Sergipe, o “país do forró”. Mas você já pensou que fogos e fogueira podem ser prejudiciais para a nossa visão? Isso mesmo, além dos riscos de queimadura, a fumaça e as faíscas podem causar sérios danos a nossa saúde ocular.
 
A exposição dos olhos à fumaça pode causar irritação, ardência, lacrimejamento e até mesmo uma conjuntivite alérgica, ocasionados pelos componentes tóxicos liberados. Mesmo dentro de casa é preciso ter cuidado, mantendo portas e janelas fechadas, e para evitar que a fumaça entre por brechas coloque panos úmidos.
 
Além do cuidado redobrado com as crianças, os adultos também não devem se descuidar. Ao acender a fogueira ou manusear fogos de artifício é preciso cuidado com faíscas ou cinzas, elas são perigosas e se entrarem em contato com os olhos podem trazer prejuízos à visão.
 
E não se engane, você sabia que o risco é o mesmo ao soltar um traque de massa ou um rojão? Pois é, isso se deve à pressão provocada na hora da explosão dos fogos, onde um corpo estranho pode ser lançado e atingir os olhos. O atrito pode provocar apenas danos pequenos à visão, mas há o perigo de lesão na córnea e até mesmo perfurar o globo ocular.
 
Entre os acidentes, o mais comum é a queimadura. Para prevenir, os cuidados com os olhos são basicamente os que temos com a pele. Algumas dicas são: no momento da escolha dos fogos você deve observar sua procedência e orientações do fabricante, se possível utilizar um óculos de proteção, não ficar muito próximo à fogueira; manipular fogos de acordo com a idade da pessoa e, em caso de menores, sempre ter uma pessoa de mais experiência para monitorar, não colocar bombas sob latas outros objetos que possam ser arremessados com a pressão da explosão.
 
Se mesmo seguindo as orientações acontecer algum acidente, mantenha a calma, e siga a indicação de primeiros socorros. Lave o olho com água corrente em abundância ou com soro fisiológico, em seguida a vítima deve ser encaminhada para um serviço oftalmológico com urgência. Tendo esses cuidados, os danos causados pelo trauma podem ser reduzidos.
 
Agora já sabe, festejos juninos também exigem cuidados com os olhos. Siga nossas dicas e tenha um ótimo São João.
 

Autor:
Marque a sua consulta!
Marque sua Consulta Pelo Whatsapp
Urgência Oftalmológica

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2