• Seja bem-vindo, hoje é Sádado, 20 de Outubro de 2018

Últimas Notícias

Aumentar Letra
Diminuir Letra

02/10/2018 - Lentes uma alternativa terapêutica de alta qualidade

983_20181002101339.jpg

No passado, as lentes de contato eram consideradas como artefatos de luxo, usadas por vaidade. Mas isso mudou as lentes de contato passaram por grande mudanças e avanços e hoje são uma alternativa terapêutica de alta qualidade, por vezes única, cujo o uso possibilita a melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Nos últimos 50 anos a adaptação de lentes de contato se disseminou em todos os países do mundo e passou a ser uma opção cada vez mais frequente, não apenas entre os adultos e jovens, mas também em adolescentes e idosos.

As lentes de contato permitem a correção de quase todos os graus, e representam a terapêutica preferencial em grande número de casos de ceratocone avançado, tratamento pós transplante de córnea, pós cirurgia refrativa, opacidade de córnea e anisometropia (grau mais forte em um olho só).

Portadores de altos graus (miopia e hipermetropia) costumam ter deformações nas imagens e falta de nitidez, geradas pelas lentes de grande espessura dos óculos. Essas “aberrações” são praticamente eliminadas com o uso de lentes de contato, além de melhorarem a estética e a autoestima.

Outras situações especiais em que é recomendado o uso de lentes de contato:

Portadores de aniridia (ausência parcial ou total da íris – colorido dos olhos), albinismo ou lesões pupilares permanentes (pupila-orificio central do olho). Esses pacientes costumam ter muita aflição a luz (fotofobia) e o uso de lentes de contato filtrantes (lentes especiais, pintadas), reduz consideravelmente a fotofobia. Além de melhorarem a estética dos olhos.

Portadores de nistagmo (movimento incoordenado dos olhos). Nesse caso, as lentes de contato podem diminuir a amplitude dos movimentos e possibilitar melhor visão.

Contudo, a utilização de lentes de contato, independente do caso, altera a fisiologia ocular e essas mudanças podem levar ao surgimento de complicações potencialmente graves. Por esse motivo é que só os oftalmologistas podem adaptar lentes de contato.

Autoria: Regina Carvalho e Prof. Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello

Fonte: SOBLEC - Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria

Marque a sua consulta!
Marque sua Consulta Pelo Whatsapp
Urgência Oftalmológica

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2