• Seja bem-vindo, hoje é Sádado, 17 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

Aumentar Letra
Diminuir Letra

26/10/2018 - Óculos falsificados: baratos e um péssimo negócio para a visão

Com certeza você já ouviu falar no ditado em que ‘o barato, costuma sair caro’. Quando esse barato pode colocar em risco a nossa saúde, é preciso definitivamente colocar o pé no freio, ainda mais quando nos referimos à saúde ocular. O que muitos consumidores desconsideram é que os óculos falsificados, vendidos por uma fração do preço dos originais, podem e são, segundo especialistas em oftalmologia, um péssimo negócio para quem os usa.

Além de não protegerem os olhos, eles, os óculos falsificados, prejudicam os olhos e acabam comprometendo a visão. Os óculos escuros, por exemplo, levam à dilatação da pupila, e, caso não tenham lentes com filtros para raios ultravioleta, deixam a visão mais exposta à radiação.

Esses malefícios à visão atingem pessoas adultas e também as crianças, pois além de afetarem a pele, os raios ultravioletas, também causam danos aos olhos produzindo desde irritação passageira a tumores malignos. Estudos revelam que a radiação afeta a conjuntiva, a córnea, o cristalino e até a retina.


Crianças

Esses cuidados devem ser redobrados em todas as idades, ou seja, desde a infância. Crianças também precisam utilizar óculos de sol adequados para sua idade quando estão na praia, piscina e em qualquer atividade realizada ao ar livre, pois são nessas situações em que há a exposição aos raios ultravioleta.

Grande parte dos raios UV são filtrados pela camada de ozônio da atmosfera. Por isso, os danos à camada afetam a intensidade da radiação que chega à superfície do planeta. Os raios UV também são filtrados pelas outras camadas da atmosfera, logo a radiação aumenta conforme a altura em que a pessoa se encontra.


Cuidados na hora da compra

Os óculos de sol, mesmo que não tenham grau, devem ser comprados em uma ótica, pois estes são feitos especialmente com os filtros de raios UV adequados. O fundamental aos consumidores é solicitar na ótica as garantias necessárias e exigir lentes de qualidade.

Para que os óculos protejam os usuários dos tipos mais prejudiciais de radicação ultravioleta, as lentes devem ter constâncias de proteção UVB e UVC entre 290-320 nm.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a radiação ultravioleta é parte do espectro eletromagnético emitido pelo Sol. Enquanto os raios UVC, com comprimentos de onda entre os 100-280 nm, são absorvidos pelo ozônio da atmosfera.  Pequenas quantidades de UV são essenciais para a produção de vitamina D, mas a exposição excessiva pode causar problemas crônicos na pele, nos olhos e no sistema imunológico – o câncer está entre os riscos.

Segundo a Associação Brasileira de Indústria Óptica, quase 30% dos óculos produzidos no país durante o ano são piratas ou ilegais. A grande maioria não tem as proteções necessárias para proteger os olhos dos raios UV.

Por isso, é que é preciso sempre avaliar os riscos da compra de óculos de sol nas mãos de ambulantes, pois o preço é atrativo, os modelos são bem parecidos com os das marcas originais, mas, será que vale pagar menos e arriscar a saúde dos seus olhos?

Marque a sua consulta!
Marque sua Consulta Pelo Whatsapp
Urgência Oftalmológica

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2