• Seja bem-vindo, hoje é Quarta-Feira, 22 de Agosto de 2018

Últimas Notícias

Aumentar Letra
Diminuir Letra

26/07/2018 - Volta às aulas pede consulta oftalmológica

As férias chegaram ao fim e o retorno às aulas traz consigo preocupação por parte dos pais com restabelecimento de rotina, desempenho escolar e por que não, com a saúde oftalmológica? Sabia que o rendimento de seu (sua) filho (a) pode ser afetado por problemas de visão?  Nunca pensou nisso?
 
Conforme dados recentes do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 10% das crianças com menos de quatro anos necessitam de óculos. O número chega a 20% entre crianças até 10 anos e 30% para o grupo de adolescentes.
 
Então, reflita ao responder essas seis questões: 
 
1 - Seu filho (a) tem dificuldade em ver o que está escrito no quadro? 
 
2 - Precisa estar com o rosto próximo ao livro ou caderno para enxergar bem? 
 
3 - Tem problemas para distinguir cores?
 
4 - Se queixa de dores de cabeça frequentemente?
 
5 - Tem mau rendimento escolar? 
 
6 - Os olhos lacrimejam em excesso?
 
 
Caso qualquer uma dessas perguntas tenha recebido um “sim”, é aconselhável que uma consulta seja marcada com oftalmologista. Apenas este profissional poderá fazer uma avaliação completa para detectar possíveis problemas.
 
Outros sinais que pedem a atenção dos pais ou responsáveis: Se a criança ou adolescente cai ou esbarra nos objetos com muita frequência, pisca muito, não tem interesse por atividades que requeiram esforço visual; mostra dificuldade com leitura, apresenta muita sensibilidade à claridade, coça muito os olhos, aproxima-se demais para assistir televisão, queixa-se de dor nos olhos e se entorta a cabeça para enxergar.
 
Vale frisar que, crianças pequenas, na maioria das vezes, não sabem relatar ou mensurar se possuem problema de visão. Exatamente por isso, algumas escolas de educação infantil exigem a realização de exames oftalmológicos. 
 
Caso a escola de seu (sua) filho (a) não tenha essa exigência, ainda assim, é de suma importância investir em prevenção e no diagnóstico precoce de doenças oculares.
 
Além de detectar erros refracionais (miopia, astigmatismo e hipermetropia) que dificultam o aprendizado e as atividades da criança e do adolescente, o exame oftalmológico completo pode identificar problemas como estrabismo, lesões de retina, entre outros.  Quanto mais cedo o diagnóstico, mais facilmente os problemas de visão podem ser corrigidos ou estabilizados.  
 
A recomendação é de que seja realizada uma avaliação oftalmológica ainda nos primeiros dias de vida (teste do olhinho). Depois, é preciso retornar no 1º ano e posteriormente, entre os 3 e 5 anos de idade e após esse período, que a visita ao oftalmologista seja feita anualmente.
 
Para crianças e adolescentes que já usam óculos, o período de volta às aulas, é importante para conferir se o grau dos óculos se mantém o mesmo, se as lentes estão riscadas ou a armação está torta.
Marque a sua consulta!
Marque sua Consulta Pelo Whatsapp
Urgência Oftalmológica

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2