Não tem pra onde escapar. Após os 40 e poucos anos, eu, você e qualquer pessoa do planeta vamos afastar a revista, o livro ou o celular para conseguir enxergar melhor. O braço fica cada vez mais esticado, numa tentativa de ver as letrinhas com maior nitidez. Até o momento em que não há saída: é preciso procurar o médico para receber o diagnóstico da presbiopia, que também leva a alcunha de vista cansada.
A presbiopia ou vista cansada faz parte do processo de envelhecimento e ocorre possivelmente porque o músculo responsável pelo foco e o cristalino, a lente do olho, perdem gradativamente sua capacidade de focalizar os objetos de perto.
O sintoma inicial é a dificuldade de ler na distância habitual. A reação de quase todos é procurar afastar o objeto de leitura na tentativa de melhorar o foco; instintivamente muitos também procuram um local mais iluminado, com iluminação direta sobre o objeto de leitura, de forma a melhorar o contraste.
Não se dispõe ainda de medidas que impeçam o aparecimento da presbiopia. Tradicionalmente, a correção da presbiopia é feita através do uso de óculos para leitura. As lentes de contato também são utilizadas seja corrigindo apenas um olho- monovisão, ou utilizando as lentes de de contato de foco múltiplo- as lentes multifocais. A correção cirúrgica ainda não oferece resultados satisfatórios para todos os casos; sua indicação depende de uma avaliação oftalmológica criteriosa que leve em conta o tipo e o grau do paciente além de outras variáveis como hábitos de vida e necessidade visual.
Fonte: Instituto Panamericano da Visão