O Hospital de Olhos de Sergipe sempre buscou trazer as tecnologias mais avançadas e disponíveis no mercado, para prover o melhor da saúde oftalmológica à sociedade sergipana e, foi devido a esse comprometimento que, com êxito, foi a primeira clínica oftalmológica a trazer a cirurgia de catarata a laser para o estado.
Recentemente, o HOS alcançou a marca de 1000 cirurgias de catarata a laser realizadas, um número importante e que reflete o pioneirismo e excelência postos em prática, especialmente pelo Dr. Mário Ursulino, diretor e fundador do HOS, que dedica boa parte de sua vida especializando-se para entregar sempre o melhor tratamento para a visão, responsável pela execução dessas cirurgias de catarata a laser no HOS.
A cirurgia continua sendo a única forma de tratar a doença, que é formada pela degeneração da lente natural dos olhos, tornando-a opaca e dificultando a visão das imagens. A patologia ainda é a principal causa de cegueira reversível no mundo, responsável por 51% dos casos, atingindo 45 milhões de pessoas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O método de femtossegundo LenSx laser revolucionou a área oftalmológica e trouxe diversas vantagens ao paciente como maior precisão e qualidade, além da recuperação mais rápida. Os resultados permitem ainda a diminuição da dependência no uso de óculos de grau.
“A grande diferença desse procedimento para o tradicional é o dinamismo do aparelho. É uma evolução no tratamento porque o LenSx automatiza as etapas, dando maior precisão à cirurgia. O método também é mais seguro ao diminuir os riscos de complicações intra e pós-operatórias e permite ainda mais especificações para cada caso, para cada paciente”, explica o Dr. Mário Ursulino.