A córnea é um tecido transparente, fino e resistente localizado na parte da frente do olho, que cobre 1/6 da superfície do globo ocular. Ela permite a entrada da luz e executa dois terços das tarefas de foco, seguida da íris (área colorida do olho) e da pupila. A córnea é avascular, sendo nutrida pelo humor aquoso, pelas lágrimas e pelo oxigênio absorvido do ar e possui três funções principais:
– Transmitir luz;
– Refração: a córnea é uma das estruturas do olho com maior responsabilidade sobre o assim chamado grau do paciente. A refração, isto é, o grau dos óculos, depende da curvatura da córnea;
– Proteger a parte anterior do olho sem comprometer o sistema óptico, funcionando como barreira para agentes externos.
A cirurgia de Transplante de Córnea consiste na troca da córnea doente, por outra sadia e transparente, com o objetivo de restabelecer a visão. Diferentemente do que acontece com outros órgãos e tecidos (como coração, rim, fígados e etc.), aproximadamente 90% das córneas doadas têm condições de serem transplantada.
Quer saber mais sobre a córnea? Então, confira 8 fatos sobre a doação de córnea.
QUEM PODE DOAR?
Pessoas entre 2 e 80 anos, que não tenham infecções, morte encefálica ou parada cardíaca há menos de 6 horas, podem doar. Pacientes com desvios e doenças oculares também podem ser potenciais doadores.
QUANDO DOAR?
As córneas só podem ser doadas após o falecimento do doador. É importante que o paciente manifeste em vida o seu desejo de doar, afinal, a doação só pode acontecer com o consentimento de familiares como o cônjuge ou parentes de até segundo grau.
É POSSÍVEL ESCOLHER QUEM VAI RECEBER?
NÃO! Todas as córneas doadas são cadastradas, preservadas e avaliadas pelo Banco de Olhos e, posteriormente, encaminhadas para a Central de Transplantes. Através do Sistema Informatizado de Gerenciamento é feita a seleção do receptor, obedecendo rigorosamente a data da inscrição do mesmo na lista de espera.
EXISTE PRIORIDADE PARA DOAÇÃO?
Sim! O sistema prioriza casos de crianças com menos de 7 anos, casos de úlcera sem resposta a tratamento e com risco de perfuração da córnea, além de casos de rejeição que ocorram com menos de 90 dias do transplante.
QUEM NÃO PODE DOAR?
Pessoas que tenham linfomas ativos, hepatites B ou C, HIV, sífilis, leucemias, raiva, leptospirose, endocardites e infecções generalizadas. Também são impedidos de doar pacientes com causa de morte desconhecida.
O TRANSPLANTE É A SOLUÇÃO PARA A PERDA DE VISÃO?
Não! O bom funcionamento da visão envolve diversas partes que compõem os olhos como cristalino, retina, nervo óptico, humor vítreo e a córnea. O transplante pode ajudar em casos de alterações e prejuízos da córnea.
A APARÊNCIA DO DOADOR É AFETADA?
Não! A fisionomia do doador é preservada após a doação, não havendo nenhuma alteração em sua aparência.
O TRANSPLANTE DE CÓRNEAS É EFICAZ?
SIM! Apesar de ser necessário ressaltar que pode haver o risco de rejeição da córnea, esse tipo de transplante é um dos mais realizados no mundo e também o que apresenta maior sucesso.