Antigamente, uma das melhores coisas da vida, quando criança, era brincar ao ar livre. Pular amarelinha, andar de bicicleta, jogar bola, brincar de pega-pega, nadar e pular corda eram atividades que faziam parte do cotidiano da grande maioria das crianças. Hoje, isso praticamente não existe. O que se vê nos dias atuais são crianças vidradas em telas de celulares e videogame e o resultado dessa mudança de comportamento é os níveis preocupantes de sedentarismo e obesidade entre os pequenos, assim como o aumento de casos de miopia devido à exposição excessiva às telas de aparelhos eletrônicos. Indo na contramão do que ocorre hoje, em que as crianças cada vez mais cedo interagem virtualmente e mantêm os corpos parados em cadeiras e sofás, a atividade física na infância, ou simplesmente a movimentação do corpo, tem um papel fundamental para o desenvolvimento das crianças. A prática de exercícios físicos permite o fortalecimento da coordenação motora, ajuda a melhorar a concentração, a autoestima e a interação social. Além disso, é uma ótima forma de estimular os ossos, músculos, articulações e o equilíbrio.
“A prática de exercícios físicos permite o fortalecimento da coordenação motora, ajuda a melhorar a concentração, a autoestima e a interação social.”
Na infância, começam os hábitos para a vida toda Os benefícios de uma vida ativa são muitos, principalmente quando iniciada na infância, momento em que são formados os hábitos para a vida toda. A prática de atividades físicas para a criança também é um fator importante para prevenir a obesidade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), começar a fazer exercícios durante a infância ajuda a diminuir as chances da criança desenvolver a obesidade no futuro. Hoje, está cada vez mais comum ver crianças com diabetes, colesterol alto e circunferência abdominal grande, o que já dá uma ideia do quão doente elas poderão ser na idade adulta. Muitos questionam se exercícios físicos para crianças é prejudicial ou qual o esporte ideal para elas. No entanto, é importante entender que atividade física também pode ser uma brincadeira na qual a criança se movimenta se divertindo. O exercício físico é bem-vindo em qualquer idade da vida, inclusive nos primeiros meses quando a criança é estimulada a engatinhar até um determinado brinquedo e segurar, puxar, manipular objetos. Não menos importante, a atividade deve entreter e ser prazerosa para a criança.
“Os benefícios de uma vida ativa são muitos, principalmente quando iniciada na infância, momento em que são formados os hábitos para a vida toda. ”
“Fique atento a alguns sinais que podem mostrar que a criança está tendo problemas de visão ao praticar exercícios físico (…).”
A prática de esportes e problemas de visão Em geral, práticas esportivas são divertidas para crianças, mas pode acontecer delas terem alguma dificuldade e o baixo desempenho pode causar baixa autoestima e sentimentos de frustração e constrangimento. Nessa situação, é importante verificar se algum problema de visão está causando a incapacidade de participar de atividades físicas e fazendo com que as evite. Fique atento a alguns sinais que podem mostrar que a criança está tendo problemas de visão ao praticar exercícios físicos: diminuição do interesse por esportes, não gostar de esportes coletivos, incapacidade de ver a bola claramente, dificuldade de pegar a bola ou arremessar, dificuldade para rastrear a bola ou outros jogadores, desempenho esportivo ruim mesmo com fortes habilidades atléticas. Caso a criança apresente alguns desses sinais, é fundamental procurar um médico oftalmologista para que se possa fazer uma avaliação criteriosa e diagnosticar algum problema ocular.
Fonte: Revista VejaBem Foto: Canva