Não há dúvidas de que a prática de esportes é indicada para melhorar a saúde e a qualidade de vida do indivíduo. Jogar uma partida de futebol, correr ao ar livre, praticar tênis, são algumas das atividades que ajudam no desempenho físico e mental das pessoas. Porém, o cuidado com a saúde e a integridade dos olhos não pode faltar. O uso do equipamento de proteção pode evitar danos irreversíveis à saúde dos olhos.
Pesquisas apontam que as lesões nos olhos causadas pela prática de esporte são muito comuns. O olho é um órgão que possui 15 vezes mais terminações nervosas que os outros órgãos do corpo, e é a região mais exposta do corpo; a que recebe mais luz. De acordo com especialistas, a exposição a raios UVA e UVB pode queimar a superfície do olho e o vento, por sua vez, pode ressecar o órgão. Com isso, são indicados óculos de sol para a prática de atividade física, inclusive para evitar lesões nos olhos que podem ser causadas por poeira, galhos e pedra.
O uso de óculos esportivos, dentre outros benefícios para a saúde dos olhos, pode render aos atletas – profissionais ou não – a melhora da performance.
Se o praticante de determinada atividade tiver algum problema de visão (miopia, astigmatismo ou hipermetropia) poderá usar modelos de lentes especiais ou colocar grau nos óculos de sol. Existem no mercado armações que permitem adaptação de óculos de grau ao modelo mais esportivo.
Para a prática de esportes com mais segurança, fique atento a algumas dicas:
• Limpeza dos óculos: devem ser usados produtos específicos para retirar a gordura ou sabão neutro e água. Para secar use tecido suave.
• Existe um modelo adequado para cada esporte: ciclistas devem evitar armações muito fechadas em dias quentes e úmidos, pois as lentes embaçam com mais facilidade.
• Os ciclistas não podem usar óculos com a lateral da lente muito grossa, para não deixar ponto cego na visão.
• A escolha da cor da lente é importante, por causa de suas diferenças: algumas são indicadas para os motoristas noturnos e outras são para luz solar intensa.
Com as novas tecnologias existentes no mercado, podem ser encontrados óculos oftálmicos confeccionados com materiais resistentes para qualquer prática de esporte. Nas várias opções de óculos solares as lentes e cores são produzidas sob medida para cada demanda esportiva. Inclusive, tais avanços proporcionam ao esportista com algum tipo de deficiência visual a garantia de um bom desempenho.
Dentre as especificidades dos óculos para prática esportiva, está a importância do material. Eles não podem ser produzidos em metal, porque durante o exercício – ciclismo, caminhadas, corridas, partidas de vôlei, tênis ou basquete – pode representar um risco em casos de acidente, como quedas e torções. O material deve ser leve e confortável, além da obrigatoriedade das lentes com proteção UV (escuros ou de grau).
Depois das lesões ocorridas nas ruas, em casa e no trabalho, as lesões oculares ocasionadas de atividades esportivas representam 25% do total de casos. Estima-se, segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos, que em média ocorram 100 mil casos de acidentes oculares com os atletas por ano, representando 14% de todos os atendimentos oftalmológicos. Segundo estudo publicado – Age and Consumer Product-Related Eye Injuries in the United States – publicado no Rhode Island Medical Journal, as lesões oculares causadas por equipamentos esportivos – incluindo bolas, tacos e raquetes – foram responsáveis por:
• 41% dos atendimentos de emergência, entre crianças de 10 a 14 de idade;
• 25% dos atendimentos de emergência, entre as pessoas de 15 a 24 anos;
• 20% dos atendimentos de emergência, entre crianças de 5 a 9 anos.
Fonte: revista vejabem