Depois dos 40 anos uma das preocupações das mulheres é o rejuvenescimento e uma das partes do rosto que mais preocupa é a região dos olhos. A boa notícia é que existem procedimentos para acabar com os sinais de envelhecimento como rugas, pés-de-galinha e marcas de expressão. A Blefaroplastia, por exemplo, remove sobras de pele e de gordura em volta dos olhos.
O processo de envelhecimento da pele inicia-se em torno dos 30 anos e acentua-se entre os 45 e 50 anos, fase em que a mulher está profissional e socialmente ativa. É neste momento que começa a importância da cirurgia plástica ocular. A oculoplástica é uma área cirúrgica especializada em restabelecer o equilíbrio funcional e estético e facial. E isso é feito por meio de três principais meios:
Blefaroplastia
É a cirurgia estética das pálpebras que elimina as bolsas sob os olhos, o excesso e a flacidez da pele das pálpebras, alcançando resultados bastante expressivos. É uma importante aliada na conquista de uma aparência mais jovem e descansada. A blefaroplastia também pode ser realizada via trasconjuntival (por dentro das pálpebras) sem cicatrizes na pele. É indicada nos casos em que há somente excesso de bolsas, sem excesso de pele.
Toxina botulínica (botox)
A aplicação da toxina botulínica ajuda a tratar rugas geradas pela expressão facial. Promove relaxamento e até a paralisação temporária da musculatura sob a pele, durando de quatro a seis meses. Com isso, atenua as rugas de expressão existentes e evita a formação de novas.
Preenchimento
Com a idade, os sulcos faciais embaixo dos olhos, sobre a boca, abaixo dos lábios (bigode chinês) e rugas perioculares (pés de galinha) vão se aprofundando. O preenchimento desses sulcos é feito com ácido hialurônico, restituindo o aspecto natural do rosto. O tratamento é individualizado, ou seja, cada pessoa recebe uma indicação de tratamento específica dentre tantas disponíveis.
Importante lembrar que para garantir um resultado satisfatório sem comprometimento da visão em qualquer cirurgia plástica na região dos olhos é imprescindível uma avaliação oftalmológica pré-operatória.
Fonte: Porta Voz