Com o calorão do verão, quem resiste ao fresquinho do ar-condicionado? Ninguém! Em determinadas cidades do Brasil, é impossível não usar ar-condicionado, mas é importante adotar alguns cuidados quando ficamos muito tempo em ambientes refrigerados para evitar problemas oculares.
O ar frio é menos úmido do que o ar quente ou a temperatura normal. Ao ficarmos muito tempo expostos ao ar-condicionado, a baixa umidade do ar frio acelera a evaporação de lágrimas. Por isso, o ar-condicionado é um dos responsáveis pelo desenvolvimento da Síndrome do Olho Seco, doença caracterizada pela diminuição na produção da lágrima, o que prejudica a lubrificação natural dos nossos olhos.
A Síndrome do Olho Seco provoca o ressecamento do olho, da córnea e da conjuntiva e facilita o surgimento de lesões. Entre os sintomas estão incômodos como olhos vermelhos, secura, coceira, ardor, sensação de areia no olho, fotofobia, entre outros. Para prevenir, fique longe dos aparelhos de ar-condicionado, de modo que não seja atingido diretamente pela corrente de ar; beba bastante água, pois ingerir líquido ajuda na “produção” de lágrimas, responsáveis pela lubrificação dos olhos; e pisque várias vezes para umidificar a região ocular.
Se for dormir em ambiente refrigerado, é recomendado usar máscara para dormir (aquelas usadas para evitar claridade) e ter um colírio lubrificante à mão, prescrito pelo seu oftalmologista. Usar umidificadores de ambiente ou deixar uma toalha molhada no quarto também ajuda para que a umidade do ar não diminua tanto.
Além disso, se não houver limpeza adequada do ar-condicionado com a devida frequência, haverá acúmulo de bactérias e outros microrganismos nocivos à saúde dentro do aparelho. Sem a manutenção regular, o filtro também não funciona corretamente, o que pode provocar alergias e infecções, como conjuntivite. Corpos estranhos ainda podem sair do aparelho causando outros problemas oculares e até lesões. A limpeza do filtro é simples e pode ser feita em casa mesmo. Limpe a cada três meses e lave com água corrente para eliminar a poeira acumulada.
Fonte: Revista Veja Bem