Alergias oculares afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Aproximadamente cerca de 20% da população mundial sofre de algum tipo de alergia. Deste total, um terço evolui com manifestações oculares de maior ou menor gravidade. Estima-se que 18% das crianças apresentam o mesmo tipo de problema.
Alergias oculares interferem na escola, trabalho e atividades sociais. As reações alérgicas dos olhos podem ser suficientemente irritantes a ponto de afetar nas crianças o rendimento na escola e nos adultos o trabalho.
A alergia ocular ou conjuntivite alérgica ocorre quando o olho entra em contato com alérgenos, substâncias causadoras de alergia, como ácaros, mofo, poeira, pelos e pólen. Tal reação pode ser tanto imediata quanto tardia.
Os olhos podem apresentar sintomas como coceira, hiperemia (vermelhidão), lacrimejamento, visão borrada, sensação do olho arranhado, inchaço, sensação de corpo estranho no olho e sensibilidade a luz. O sintoma mais freqüente e característico da alergia ocular é a coceira, que em geral é intenso. Ao contrário da virótica, a conjuntivite alérgica não é contagiosa.
Os pacientes com história familiar de alergia apresentam risco três vezes maior de desenvolver este tipo de problema. Geralmente vem associada a doenças como rinite, asma e alergia de pele, mas também pode vir isolada.
Algumas dicas de como evitar crises de alergia ocular:
– Manter o ambiente sempre livre de pó.
– Manter os ambientes arejados e com boa exposição ao sol.
– Se possível evitar ter animais domésticos de estimação que soltem pêlos.
– Evitar objetos que acumulem poeira como: cortina, carpete, tapete, bicho de pelúcia, etc…
– Forrar travesseiro e colchão com capas impermeáveis.
A alergia ocular é um problema crônico, muitas vezes de difícil solução e pode ser bastante limitante ao paciente, principalmente à criança. Atualmente existem várias medicações oculares extremamente eficazes para prevenir e aliviar os sintomas de alergia ocular. Também, durante o tratamento da alergia ocular pode ser necessária a solicitação de um teste alérgico para identificar o agente causador da alergia. O exame realizado pelo oftalmologista irá indicar o diagnóstico de alergia ocular e a terapêutica mais indicada.Autor: Dr. Eudo Mendonça