Por estarem diretamente expostos, os olhos podem sofrer com alergias. A membrana fina que cobre a superfície do olho (conjuntiva) em contato com certas substâncias pode desencadear algumas reações alérgicas. O problema atinge, principalmente, as pessoas acometidas de rinite, asma ou alergias de pele, ou seja, quem já tem a predisposição do organismo a alergias. De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a alergia ocular atinge de 15 a 20% da população mundial, afetando as pálpebras e a córnea.
Reações alérgicas são respostas exageradas do sistema imunológico a uma determinada substância, chamada de alérgeno. Geralmente, as alergias são provocadas por pólen, ácaros, poeira, pelos de animais, fumaça, medicamentos, produtos de beleza, tintas, entre outras substâncias. Então, a melhor forma de prevenir a alergia é evitar o contato com os alérgenos.
Os sintomas de alergia ocular são vermelhidão, irritação, coceira, inchaço, lacrimejamento e maior sensibilidade à luz. Sinais semelhantes ao da conjuntivite infecciosa, só que a alergia não é contagiosa. Mesmo assim, é importante ressaltar que, se não for devidamente tratada, pode evoluir e gerar complicações na visão. Então, ao surgimento dos sintomas, recomenda-se uma consulta ao oftalmologista para que seja feito o diagnóstico correto. O tratamento da alergia se dá com o uso de colírios específicos prescritos pelo médico
Cuidados para evitar alergias nos olhos
- Higienize e lave as mãos com frequência.
- Mantenha os ambientes arejados e com boa exposição solar.
- Evite contato com ácaros (forre travesseiros com capas e higienize com frequência roupas de cama).
- Evite objetos que acumulem poeira, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia.
- Mantenha o filtro do ar condicionado sempre limpo.
- Evite animais domésticos dentro de casa, principalmente aqueles que soltam muitos pelos.
- Evite o uso de vassoura. Prefira passar aspirador de pós e, após, passe um pano úmido na casa.
- Mulheres que sofrem de alergia devem usar maquiagem hipoalergênica.
- Não toque os olhos com as mãos sujas e evite coça-los, pois você pode causar lesões e ainda favorecer o surgimento de doenças oculares, como ceratocone.
- Higienize adequadamente suas lentes de contato.
- Não utilize soro fisiológico de rotina nem use colírios sem recomendação médica.
Fonte: Revista VejaBem I Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) Imagem: Canva