O Hospital de Olhos de Sergipe (HOS) lançou na última sexta-feira, 25 de setembro, o Excimer Laser Allegretto Wave, laser de última geração com design mais moderno. Com uma programação de palestras voltadas para o público em geral e para os oftalmologistas, com a presença de palestrantes nacionais e internacional, o oftalmologista Mário Ursulino, responsável clínico pelo aparelho, apresentou o laser à sociedade.
Considerado o melhor e mais rápido Excimer Laser disponível no mercado mundial e agora uma exclusividade do HOS, o Allegretto Wave é um aparelho que utiliza uma taxa de repetição de 400 hz e trata um grau de dioptria em apenas dois segundos, ou seja, oferece um sistema com um tempo de cirurgia mais curto. Além disso, o tratamento é personalizado de acordo com a refração e a curvatura de cada paciente, o procedimento é mais confortável, pois não é necessária a dilatação) e é indicado para casos de alta miopia, alto astigmatismo e correção da presbiopia (vista cansada), uma particularidade deste Excimer.
A tecnologia empregada no Allegretto é alemã, a perfectpulse, garantindo a qualidade da visão e fornecendo um novo nível de segurança para o médico e também para o paciente. Entre tantas vantagens, está a tecnologia wavefront em ablação (cirurgia) standart, tradicional, ou wavefront optimizado e a ultra veloz Eye Tracker, que acompanha os mínimos movimentos do olho durante a aplicação do laser sem interromper a cirurgia e sem sair da área a ser corretamente tratada.
Mário Ursulino conta que, em 1998, um grupo de 23 médicos compraram um excimer em conjunto, mas que acabou não alcançando o objetivo esperado por todos. Depois disso, ele sempre quis ter uma tecnologia desse tipo, principalmente porque sempre se interessou pela área da cirurgia refrativa, como a de miopia, por exemplo. “Passou-se um tempo sem operar de uma maneira eficiente, ficou uma lacuna, que conseguimos preencher durante um certo tempo com o laser de outro colega de fora que o alugou para a comunidade oftalmológica de Sergipe”, continuou.
Inicialmente, ele nunca pensou em ter um laser sozinho, por achar que era uma tecnologia cara e que mudava com uma certa rapidez. Até que há dois anos, ele conheceu o Allegretto, num congresso mundial de oftalmologia, realizado em São Paulo, e começou a se encantar pelo aparelho, que na época achava muito caro para o seu bolso e para o Estado de Sergipe.
“Quando vi outros Allegrettos serem comprados no Brasil e os colegas animados com o laser, acima de tecnologia e de resultado, terminei me empolgando e criando coragem para comprar um laser sozinho. Os demais colegas foram consultados, mas ninguém quis investir, baseados na experiência anterior. Por isso, terminei comprando o sétimo laser Allegretto do país”, revelou Mário Ursulino.
Sergipe, então, passa a ter o laser antes de Pernambuco e até de São Paulo, que terminou não tendo espaço para comprar essa nova tecnologia que surgiu por já ter uma grande quantidade de outros modelos. Mas Rio de Janeiro, Paraná e Bahia já possuem esta tecnologia.
“Agora, colocamos a oftalmologia num nível de ponta, pois é o segundo do Norte/Nordeste e o sétimo do país e o laser acredito que vai trazer grandes vantagens para a comunidade e para os oftalmologistas, pois todo mundo vai poder se servir dele, não é só os médicos de uma clínica, mas de toda a comunidade que quiser operar no aparelho. E acho, também, que para nós vai ser muito bom, porque colocamos a oftalmologia daqui e os resultados cirúrgicos num nível de ponta, como outros grandes centros do mundo, como Alemanha e EUA, que estão encantados com esse equipamento”, falou o médico.
História O Allegretto Wave foi apresentado às comunidades médicas em 1999, rapidamente tornando-se no mais bem sucedido excimer laser do mundo. Alguns anos mais tarde, foi o primeiro sistema a receber, ao mesmo tempo, uma aprovação para miopia e hipermetropia, além da mais ampla variedade de aprovações a serem garantidas a qualquer plataforma de laser em qualquer momento da história.Autor: Dr. Mário Ursulino