Quem usa lente de contato sabe, basta a temperatura esfriar e a umidade do ar baixar que os efeitos começam logo a aparecer, o olho começa a perder a lubrificação, devido a evaporação das lágrimas e as lentes passam começam a agredir os olhos causando desconforto. Por isso são freqüentes as queixas de ardor, desconforto, irritação e coceira nos olhos.
Usuários de lentes de contato sofrem impacto direto da baixa umidade do ar. Nas várias regiões do País, onde a umidade está abaixo de 20% nos últimos dias, é importante manter a atenção ao menor sinal de. Além disso, há situações, como a exposição ao ar-condicionado, ventilações excessivas, uso prolongado do computador, que agravam o problema.
Dependendo do perfil do usuário da lente de contato, a substituição das lentes pelo par de óculos, periodicamente, não se restringe ao período de seca. Hoje por conta dos inúmeros meios de comunicação como é o caso do computador, smartphone, tablet presentes na vida das pessoas fazem com que o ato de piscar diminua e até 80%, inibindo a lubrificação do olho e reduzindo o conforto do usuário de lentes de contato.
Cuidados
Desenvolver a rotina de trocar as lentes pelos óculos em determinados horários é o ideal para a saúde ocular. Muita gente trabalha o dia inteiro em frente ao computador, lendo ou desenvolvendo atividades que exigem uma atenção muito grande. Essa rotina faz com que as pessoas pisquem menos e lubrifiquem menos os olhos. Ao chegar em casa, muitos pacientes costumam ainda assistir televisão, ler algum livro ou usar o computador pessoal. Nessas situações, o ideal é que haja a substituição do par de lentes de contato pelos óculos, mesmo que não existam sinais de desconforto ou fadiga. Esse comportamento preventivo permite que a superfície ocular ‘respire’ e a córnea se recupere adequadamente.
Além da rotina de substituição das lentes, é preciso ter uma atenção especial com a higiene na hora de manusear as lentes de contato. Esse ritual tem uma sequência de ações:
– lavar as mãos com sabão antes de manusear as lentes,
– manter as unhas limpas e curtas,
– nunca lavar lentes de contato em água corrente ou mineral
– sempre usar os produtos de higienização específicos para cada tipo de lente,
– não entrar em piscinas ou no mar usando as lentes de contato
– nunca dormir com as lentes de contato