Você já se olhou no espelho e achou que alguma coisa não estava em harmonia nos seus olhos? Talvez um excesso de pele nas pálpebras, ou uma flacidez que atrapalha a visão? Esses são alguns dos problemas que podem incomodar e afetar a sua autoestima ou até mesmo comprometer a funcionalidade dos olhos. Nesses casos, o mais indicado é consultar o cirurgião oculoplástico, oftalmologista com especialização em plástica das pálpebras, sistema lacrimal, órbita e áreas anexas. Na Oftalmologia, a subespecialidade de plástica ocular avalia não somente as necessidades estéticas, mas também a saúde dos olhos.
As cirurgias de plástica ocular podem intervir esteticamente na região dos olhos, melhorando o aspecto de cansaço ou retirando excessos de pele, mas também têm indicações funcionais, como nos casos de pterígio (membrana que cresce sobre o olho em direção à córnea) ou de tumores tanto malignos como benignos, que podem limitar o campo visual. Qualquer que seja o seu caso, é importante fazer uma avaliação oftalmológica com o cirurgião oculoplástico para saber mais sobre indicações, riscos e benefícios da plástica ocular.
As principais indicações para cirurgias de plástica ocular:
Blefaroplastia – Remoção de pele em excesso na pálpebra superior e/ou inferior.
Ptose Palpebral – Quando a pálpebra superior está mais baixa que o normal.
Ectrópio/Entrópio – É uma alteração anatômica da borda palpebral, podendo ser para fora (ectrópio), ou para dentro em direção ao globo ocular (entrópio).
Blefaroespasmo – Quando há contração muscular involuntária da pálpebra e dos músculos ao redor dos olhos.
Obstrução das vias lacrimais – O canal lacrimal é responsável pelo escoamento da lágrima. A obstrução gera lacrimejamento constante e inchaço das pálpebras.
Pterígio – É uma membrana que avança sobre a córnea. Não causa perda da visão, mas pode afetar a acuidade visual.
Tumor Palpebral – Remoção do tumor e reconstrução das pálpebras.
Triquíase – Alteração na direção dos cílios, que se encontram invertidos de modo que tocam o globo ocular e provocam grande desconforto.
Lagoftalmo Paralítico – Incapacidade de fechamento da pálpebra por completo após paralisia facial temporária ou permanente.
Estética – Remoção de pele e gordura ao redor dos olhos e aplicação de toxina botulínica (comercialmente conhecida como Botox) para minimizar os efeitos do envelhecimento da pele.
Fonte: Revista VejaBem I Conselho Brasileiro de Oftalmologia
📷 Freepik