Os pacientes com catarata poderão contar a partir de agora com uma nova tecnologia, já disponível Em Sergipe. O Femtossegundo LenSx aumenta a precisão dos cortes nas cirurgias de catarata, e permite que o paciente saia do hospital enxergando. A tecnologia possibilita o tratamento de mais de uma doença oftalmológica ao mesmo tempo. A novidade foi apresentada na manhã desta terça-feira, 19, pelo Hospital de Olhos de Sergipe (HOS).
O equipamento entrou em operação no último dia 22 de outubro e já realizou cerca de 30 cirurgias. De acordo com o diretor técnico do HOS, Mário Ursulino, a novidade tem como vantagem facilitar o trabalho do médico e proporcionar qualidade no processo cirúrgico. Ainda segundo Ursulino, o aparelho custou R$ 2 milhões.
“A principal vantagem é ter uma qualidade na cirurgia. Se eu fizer dez cirurgias, por exemplo, não consigo personalizar os cortes e as incisões para quebrar a catarata e não consigo personalizar os cortes sem a máquina. Como a cirurgia de catarata se tornou uma cirurgia refrativa, houve aumento na procura porque o paciente quer se libertar dos óculos e para que isso aconteça é preciso que o procedimento seja feito. É isso que queremos proporcionar ao paciente”, ressalta.
A Cirurgia
Com a nova tecnologia, as incisões na córnea são feitas através de laser e não mais manualmente. O LenSx, além de facilitar a cirurgia, corrige simultaneamente os problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo. O aparelho tem um sistema de visualização em 3D. De acordo com o oftalmologista, os médicos, que fazem parte do quadro de oftalmologistas do hospital, serão capacitados. Por enquanto, os planos de saúde ainda não cobrem o serviço.
Catarata
Apesar de ser bastante divulgada, a catarata ainda é a principal causa de cegueira no mundo (responsável por 51% dos casos) e acomete 45 milhões de pessoas, segundo dados da OMS. Só no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, existem cerca de 600 mil cegos por catarata, com uma incidência de 120 mil novos casos por ano.
O único tratamento para a doença é a cirurgia. Já que quando o cristalino adoece, é necessário removê-lo para substituir por uma lente artificial.Autor: Infonet