A catarata é uma alteração intraocular que atinge o cristalino, tornando-o opaco e comprometendo a visão. A doença é a maior causa de cegueira no mundo e, em grande parte dos casos, isso ocorre por falta de um diagnóstico precoce e tratamento adequado. Por isso, conhecer os sintomas é o primeiro passo para saber o que está acontecendo com a sua visão.
Sensação de vista embaçada e cores sem brilho, como se existisse uma nuvem entre os olhos e a imagem. Ou então, visão dupla, os objetos podem parecer amarelados ou distorcidos, além da necessidade de mais luz para enxergar. Todas essas alterações podem indicar que o seu problema é a catarata. Mas calma, com o devido acompanhamento ela tem solução!
Atualmente, o único tratamento para a catarata é a cirurgia, que se baseia em substituir o cristalino opaco por uma lente artificial. O procedimento é indicado assim que os sintomas da doença começam a interferir nas atividades diárias, como dirigir, trabalhar, ler ou ver TV, uma vez que a perda da acuidade visual, mesmo que baixa, está relacionada à diminuição da qualidade de vida e da independência. Por isso, não espere o problema evoluir, ao perceber os primeiros sintomas procure seu oftalmologista para um tratamento eficaz e precoce.
Você sabia que a cirurgia pode ser personalizada?
Isso mesmo, uma das opções mais modernas para o tratamento da catarata é a cirurgia realizada com o Laser de femtossegundo, que aumenta muito a precisão do processo cirúrgico, proporcionando maior segurança por tornar parte da cirurgia automatizada, além de não necessitar do uso de lâminas como é feito no procedimento convencional.
Os cristalinos artificiais, ou lentes intraoculares, são implantados no olho ao final da cirurgia. Graças aos avanços tecnológicos, existem modelos de lentes que reúnem vários benefícios e são libertadores, pois oferecem a oportunidade de corrigir, além da catarata, problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada). As lentes também oferecem proteção contra os raios UV, luz azul e maior nitidez na visão de cores.
A principal causa da doença é o envelhecimento e atinge principalmente pessoas após os 50 anos, podendo ser adquirida também devido ao diabetes, inflamações intraoculares, traumas e de forma congênita. Mas fique de olho, o uso de colírios sem indicação médica, especialmente os que contêm corticoides, podem levar ao desenvolvimento da catarata.
Converse sempre com seu oftalmologista, pois o tratamento na fase inicial da doença é primordial e permite maior segurança na cirurgia e resultados mais precisos.