Saber como escolher os óculos de sol vai muito além do aspecto estético. Durante o verão, os óculos de sol são um acessório indispensável e podem se tornar um problema se as lentes não tiverem boa procedência, proteção contra os raios ultravioletas e a cor mais adequada para cada tipo de exposição ao sol.
Originalmente, os óculos escuros foram idealizados com o propósito de proteger seus olhos. Então, ao escolhe-los, é preciso estar atento a alguns detalhes. Fazer a escolha errada pode prejudicar e comprometer a sua saúde ocular, levando a sérios problemas a longo prazo. Anos de exposição direta aos raios ultravioletas podem causar, por exemplo, problemas como degeneração macular, queimaduras na córnea, pterígio e catarata.
Cuidados na escolha dos óculos escuros
Não compre óculos falsificados
Seduzidas pelo preço baixo e pela aparência semelhante aos produtos de marca, algumas pessoas tendem a comprar óculos escuros falsificados, vendidos por ambulantes e até mesmo por algumas lojas. A baixa qualidade dos produtos coloca em risco a saúde ocular de quem compra. A lente escura, sem proteção contra os raios ultravioletas, provoca a dilatação da pupila e aumenta a exposição dos olhos à radiação. Observe o fator de proteção das lentes e a certificação de qualidade.
Verifique se os óculos têm um selo de proteção contra raios ultravioletas e se há a certificação do produto, com o objetivo de garantir a qualidade do acessório. Os óculos de sol de qualidade protegem contra a radiação ultravioleta, impedindo parte da luminosidade e assegurando menor agressão aos olhos, o que previne contra doenças oculares e promove mais conforto.
Preocupe-se com o formato dos óculos de sol
A maioria das pessoas pensa na estética quando escolhe o formato dos óculos de sol. No entanto, deve-se levar em consideração o formato escolhido de modo que os óculos envolvam bem os seus olhos, não deixando a luz de fora entrar. Se os óculos de sol não estiverem corretamente adaptados ao seu rosto, os raios ultravioletas podem atingir sua visão.
Considere o uso de lentes polarizadas
As lentes polarizadas, além de protegerem contra os raios ultravioletas, fornecem proteção contra o brilho, uma vez que eliminam a radiação refletida. A redução do brilho diminui a fadiga ocular. Para pessoas que praticam esportes ao ar livre ou passam o dia todo dirigindo, o mais indicado é a escolha das lentes polarizadas.
Escolha a cor das lentes mais apropriada para você
Para cada uso, a recomendação da cor da lente muda. Isso ocorre porque a tonalidade da lente interfere na quantidade de luz que chega aos olhos.
Marrom e âmbar – Diminuem o brilho, dão maior noção de contraste e profundidade. São indicadas para dias muito claros e verão intenso.
Verde – Aumentam o contraste das cores e diminui a claridade. São indicadas para pessoas com mais de 60 anos.
Cinza – Diminuem o brilho, sem distorcer as cores. São indicadas para o final do dia, já que não escurecem demais.
Amarela ou laranja – Realçam a visão noturna. São indicadas para o final do dia, especialmente para quem vai dirigir neste horário.
Púrpura – São indicadas para lugares como regiões de mata, floresta ou mar, uma vez que realçam o contraste do azul e do verde.
Lembre-se: use óculos escuros mesmo em dias nublados. Engana-se quem acha que deve usá-los apenas em dias de sol intenso, pois os raios ultravioletas também incidem nos dias nublados,.
“Seduzidas pelo preço baixo e pela aparência semelhante aos produtos de marca, algumas pessoas tendem a comprar óculos escuros falsificados, vendidos por ambulantes e até mesmo por algumas lojas.”
Fonte: Visão em foco...CBO em Revista Imagem: Canva