Quem não pode usar
Pessoas que tenham olhos secos, apresentem alergias oculares ou alterações na pálpebra e/ ou na córnea. Quem trabalha em ambientes muito poluídos , como na construção civil, também devem evitar – já que os resíduos aumentam a possibilidade de contaminação.
Durante exame oftalmológico, o médico dirá se você é um “candidato” a usar de lentes de contato, isto é, se você não apresenta nenhuma contraindicação.
Alertas
*Jamais lavar as lentes com água da torneira, pois ela possui protozoários, como a acantameba, que podem causar infecções nos olhos e até cegueira.
* Cada tipo de lente (gelatinosa ou rígida) exige uma solução de limpeza específica. É preciso atentar a isto. O Oftalmologista indicará qual o melhor produto.
* Com água, sabão e escova de dentes, tenha o costume de higienizar o estojinho das lentes de contato. Não esqueça de secar bem.
*Preste atenção se as lentes são descartáveis. Se sim, é primordial respeitar o prazo de validade.
*Não durma de lentes de contato. Quando as pálpebras estão fechadas, a córnea fica menos oxigenada, o que pode ocasionar problemas.
*Não tomar banho com as lentes, nem de piscina, nem de chuveiro. A água pode apresentar impurezas que vão contaminar suas lentes, além de machucar seu olho ( caso o shampoo entre, por exemplo).
*Se o olho apresentar qualquer sinal de irritação, não force o uso de lentes de contato: opte pelos óculos. O ideal é alternar o uso dos dois. Quando estiver em casa, dê uma folga aos seus olhos e use apenas óculos.
Doenças decorrentes do mau uso
*Ceratite infecciosa (inflamação da córnea)
*Úlcera de córnea
* Catarata
*Conjuntivite
*Cegueira
Principais Sintomas
*Visão embaçada
*Vermelhidão
*Coceira
*Lacrimejamento
*Ardor
*Secreção
Fonte: Jornal Zero Hora