A estação mais fria do ano é a preferida por muitas pessoas por proporcionar mais conforto, mas muita gente acaba esquecendo da saúde dos olhos, pois apesar de ter suas vantagens, durante o inverno as chances de ocorrência de lesão ocular são maiores.
Nessa época do ano o ar costuma ser extremamente seco, resultando em aumento da quantidade de partículas em suspensão (como a poeira), além da diminuição da quantidade de lágrima e consequentemente da lubrificação dos olhos. O resultado dessa junção de fatores é a ocorrência de processos alérgicos, infecções nos olhos e conjuntivite.
Para prevenir o surgimento desse mal é aconselhável manter o ambiente sempre arejado, livre de poeira e umedecido. Lavar sempre as mãos e evitar coçar os olhos são dicas importantes para se proteger contra contaminações oculares.
Os principais sintomas desses desconfortos são sensação de corpo estranho, ardor, olhos vermelhos e lacrimejamento.
Ao sentir alguns desses sintomas procure um oftalmologista. Nunca é tarde para lembrar que as pessoas devem fazer pelo menos uma consulta anual ao especialista. A prevenção sempre é o melhor caminho.