Quando feito com cuidado e supervisão apropriados, o uso de lentes de contato (LC's) é uma forma eficiente para corrigir a visão. O exame completo do olho, a perfeita adaptação, o acompanhamento oftalmológico e a obediência às orientações recebidas são condições indispensáveis para o uso confortável e seguro das lentes, a longo prazo.
As LC's são usadas para fins estéticos, substituindo os óculos em casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, ou para mudar a cor dos olhos. As gelatinosas cosméticas (pintadas) são também indicadas para albinos, pessoas que têm cicatriz aparente na córnea ou opacidade total, e em casos de ausência ou perda da íris. Já as LC's filtrantes (coloridas, não pintadas) são utilizadas para disfarçar cicatrizes corneais, diminuir a sensibilidade à luz e intensificar a cor dos olhos.
De acordo com Jamile Alves, coordenadora do setor de lentes de contato do Hospital de Olhos de Sergipe (HOS), mais de 800 pessoas são orientadas mensalmente sobre como se deve usar as lentes adequadamente. “Aqui, fazemos testes de adaptação gratuito das LC's, treinamentos de educação na assepsia, revisões trimestrais, terapêuticas, aquisição de lentes de contato graduadas e cosméticas (coloridas)”, explica.
MANUTENÇÃO DAS LC's
A maior parte das complicações com as LC's resultam da falha do usuário em seguir as orientações de manutenção e o período de troca. A limpeza e o enxágue das lentes devem ser feitos diariamente, ao retirá-las dos olhos. Limpeza, enxágue e desinfecção são passos fundamentais para conservar a qualidade óptica, aumentar o tempo de vida útil, remover depósitos lacrimais, ambientais, cosméticos e eliminar microorganismos que podem provocar complicações para os olhos.
HIGIENIZAÇÃO
Jamile Alves destaca que antes de manusear as LC's, recomenda-se lavar bem as mãos com água e sabão para remover dos dedos restos de nicotina, perfume, oleosidade ou corpos estranhos, que podem danificá-las. “Se possível, use toalha de papel, enxugando suavemente as mãos, sem esmagar o papel, evitando a retenção de partículas nas mãos”, orienta.
É preciso também não esquecer de remover as LC's antes de utilizar cremes de limpeza para a higiene das bordas palpebrais e cílios. “Manter as unhas curtas e limpas também colaboram com o processo adequado de higienização”, acrescenta Jamile.
LIMPEZA DAS LENTES E ESTOJOS
Para evitar inversão, é importante iniciar o manuseio sempre pela mesma LC, direita ou esquerda. Para a limpeza pode-se utilizar soluções limpadoras surfactantes, limpadores enzimáticos ou soluções multiuso.
A limpeza dos estojos deve ser feita, pelo menos, uma vez por semana, com água quente sem sabão e com utensílio tipo escova de dentes. Deixar o estojo secar no ar e, depois de seco, guardá-lo fechado. Recomenda-se usar estojo descartável ou trocá-lo a cada seis meses. Isso porque nutrientes que desenvolvem microrganismos provenientes dos dedos ou da própria LC suja podem se acumular no estojo.
ENXÁGUE E DESINFECÇÃO
Indicado para remover os depósitos soltos e a solução limpadora da superfície da lente, o enxágue das LC's pode ser feito com solução multiuso ou solução salina. Com a LC na palma da mão, dirige-se um jato constante de solução, fazendo-se leve fricção de trás para frente. Recomenda-se um segundo enxágüe, sem fricção. Algumas soluções permitem que a LC seja colocada no olho sem enxágue.
Após a limpeza e o enxágue, a LC deve ser submetida à desinfecção para eliminar os micro-organismos patogênicos. Pode-se usar soluções desinfetantes, tipo multiação, ou peróxido de hidrogênio a 3%. Quando se utiliza peróxido de hidrogênio a 3% é necessário fazer a neutralização.
OUTRO CUIDADOS
Jamile Alves também adverte que, para melhor saúde ocular, não é recomendável dormir com as LC's, exceto por indicação do oftalmologista. “Também não se deve mergulhar em praias, piscinas, rios, cachoeiras para evitar perdas e contaminações por bactérias e/ou protozoários”, completa a coordenadora do setor de LC do HOS.