No Dia Mundial da Visão, o especialista em retina do HOS, Dr. Gustavo Melo, falou sobre a importância dos exames preventivos no diagnóstico de doenças oculares ao Portal A8.
Confira aqui a matéria na íntegra:
No Dia Mundial da Visão, especialista orienta sobre exames preventivos
Dizem que eles são as janelas da alma. Através deles vemos o mundo e construímos boa parte das nossas concepções. Mas será que dispensamos o cuidado necessário à saúde dos nossos olhos? De que adiantaria tê-los se eles não funcionassem. Já se questionou isso? Hoje é comemorado o Dia Mundial da Visão, dia que serve para nos alertar sobre a necessidade de cuidarmos melhor desse sentido tão importante e necessário.
A data é um iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) em parceria com outras instituições de cunho internacional e é celebrada sempre na segunda quinta-feira de outubro. A data tem por objetivo erradicar a cegueira evitável em todo o mundo.
De acordo com o especialista em oftalmologia, Dr. Gustavo Melo, dentre as três maiores causas de cegueira no mundo, segundo a OMS, está a Catarata, o Glaucoma e a Degeneração Macular relacionada a idade. Todas elas são tratáveis de modo que se venha a evitar a perda da visão, principalmente se forem diagnosticadas precocemente e isso só é possível através de consultas regulares ao especialista.
“A catarata, não é uma doença que se possa prevenir, mas se detectada precocemente pode ser tratada através de cirurgia resolutiva, pois se caracteriza como uma doença curável. Já o Glaucoma, pode ser facilmente prevenido através de exames periódicos. Com relação a degeneração macular, como está relacionada a idade, só pode ser tratada a partir do momento que se desenvolve, mas para detectá-la é preciso uma consulta ao oftalmologista".
Ainda de acordo com o especialista, nos países mais desenvolvidos, onde as pessoas possuem um nível de conscientização e também de acesso ao meios preventivos, as duas primeiras doenças, a catarata e o glaucoma, são menos comuns, já que as pessoas tem o costume regular de fazer consultas preventivas. “No caso desses países, a doença mais comum é a degeneração macular, porque esta não pode ser evitada, apenas tratada”, complementa.
De acordo com dados da OMS, a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo (em relação às crianças, a média é de uma criança cega a cada minuto). Cerca de 75% das cegueiras resulta de causas previsíveis e/ou tratáveis. Para o Dr. Gustavo, o que ainda falta são condições de acesso a consultas simples, mas que podem repercutir de forma decisiva na manutenção de uma visão saudável.
O médico ainda orienta quanto à regularidade entre as consultas ao oftalmo. “Pessoas a partir dos 40 anos devem estar mais atentas à saúde dos olhos e procurar fazer consultas regularmente, a cada dois ou três anos. Já as pessoas que fazem uso lentes de contato ou corretivas devem fazer consultas ainda mais frequentes, o ideal seria a cada ano ou que se aproveitasse as consultas de revisão de lentes ou óculos para fazer um check up”.