O Dia Mundial do Diabetes – 14 de novembro – integra a campanha Novembro Azul, e tem como objetivo fomentar ações de prevenção e combate ao diabetes. No Brasil, a campanha acontece desde 2006 e as preocupações em torno da doença são crescentes, pelo fato de grande parte da população sofrer com o mal sem ter conhecimento do diagnóstico. Por causa deste cenário, a campanha foi criada em 1991 pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
A ideia da iniciativa é estimular hábitos saudáveis como forma de combater o diabetes, além de orientar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Durante a campanha são realizadas ações como iluminação de prédios e monumentos de várias cidades espalhadas pelo país e palestras médicas e motivacionais sobre o assunto. Além disso, diversas entidades oferecem exames gratuitos para toda a população, entre eles: glicemia capilar, pressão arterial, exame de fundo de olho, avaliação do pé diabético, entre outros.
O diabetes é a doença caracterizada pelo nível de glicose elevado no sangue. Se manifesta quando o pâncreas não produz o hormônio insulina sufi ciente ou quando o organismo não consegue utilizá-lo de maneira eficaz.
Há dois tipos de diabetes: o tipo 1, quando há pouca ou nenhuma produção de insulina no corpo. Possui caráter autoimune, pois o órgão produtor de insulina é agredido por anticorpos de forma que impossibilita o controle da glicemia no sangue; já o diabetes tipo 2 tem origem hereditária, mas também está associada à obesidade, alimentação desequilibrada e ao sedentarismo. Neste tipo de doença existe a produção de insulina no corpo, porém o hormônio não é aproveitado de maneira adequada, pois há uma resistência à sua entrada na célula.
A doença pode surgir em qualquer fase da vida, inclusive na infância e na adolescência. Estudos da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) apontam que o ti po 2 é responsável por cerca de 90% dos casos da doença. O diabetes está entre as dez principais doenças que mais matam no mundo.
Em contraponto, o tipo 2 é o único que pode ser evitado e controlado por meio de práticas saudáveis, melhoria na qualidade e estilo de vida. É importante ter uma boa alimentação e incentivar a realização de atividades físicas desde a infância.
A importância do Novembro Azul:
É um mês dedicado à prevenção e ao esclarecimento de questões relacionadas ao diabetes para a população, incentivando a qualidade de vida com o objetivo de frear o número de casos recorrentes no mundo.
Fonte: Revista Veja Bem