Confira aqui alguns mitos e verdades que circulam sobre o Glaucoma:
A única maneira de saber se tenho glaucoma é consultando um médico oftalmologista.
Verdade. Durante a consulta, o médico oftalmologista fará ou solicitará diversos exames que poderão diagnosticar o glaucoma, tais como: exame do fundo do olho, medida da pressão intraocular e exame de campo visual. Sem esses exames, não há como estabelecer um diagnóstico seguro.
Todas as pessoas podem ter glaucoma.
Verdade. Qualquer um pode ter glaucoma, mas é mais comum em pessoas de etnia negra ou asiática, em parentes de portadores de glaucoma, em idosos, portadores de alta miopia, usuários crônicos de colírios com corticóides e, provavelmente, diabéticos.
Glaucoma tem cura.
Mito. O glaucoma não tem cura, mas pode ser controlado. Por isso a importância do rígido cumprimento do tratamento.
Só tem glaucoma quem tem a pressão intraocular elevada.
Mito. Há pacientes que apresentam glaucoma com pressão intraocular normal e outros com pressão intraocular alta. Portanto, cada paciente tem a sua pressão ideal, que deve ser definida por seu médico oftalmologista.
A pressão intraocular pode variar no decorrer do dia.
Verdade. A pressão intraocular é geralmente maior de manhã e diminui à tarde. Porém, este ciclo pode mudar de paciente para paciente. A pressão intraocular difere pouco nos dois olhos, mas o ideal é que ela esteja dentro dos limites da normalidade em ambos.
A pressão intraocular tem relação direta com a pressão arterial.
Mito. São duas pressões distintas. A pressão arterial é a existente dentro dos vasos sanguíneos e a pressão intraocular é a existente dentro do olho.
Existe relação entre a pressão intraocular e o uso de corticoides.
Verdade. O uso de corticoides aumenta a pressão intraocular, importante fator de risco para o desenvolvimento dos danos glaucomatosos. Por esta razão, só devem ser usados com recomendação médica.
Existe relação entre a pressão intraocular e o consumo de líquidos, inclusive bebidas alcoólicas.
Verdade. A ingestão rápida de grande quantidade de líquidos pode alterar a pressão intraocular temporariamente, porém, a ingestão excessiva de álcool causa severos danos à saúde. Pessoas com desatenção à sua saúde têm pior prognóstico do glaucoma.
Fumo e obesidade agravam o glaucoma.
Verdade. O fumo e a obesidade predispõem para o agravamento do glaucoma.
Existem exercícios oculares que ajudem a baixar a pressão intraocular.
Mito. Não há evidências de que exercícios oculares melhorem ou piorem o glaucoma.
Os portadores de glaucoma podem ser operados de catarata.
Verdade. Os portadores de glaucoma podem ser operados de catarata, ainda que alguns cuidados especiais sejam observados.
Posso tratar o glaucoma com homeopatias.
Mito. Não existem benefícios comprovados do uso da homeopatia no tratamento do glaucoma.
Ficar muito tempo diante do computador, da TV, ler, são atividades que podem alterar a evolução do glaucoma.
Mito. Tanto o computador, quanto a televisão, ler ou mesmo outras atividades que requerem atenção minuciosa não mudam o curso do glaucoma.
Todo glaucoma é transmissível de um olho para o outro.
Mito. O glaucoma ocorre de forma pouco diferenciada de um olho para o outro, sem que haja interferência entre eles. Glaucoma não é doença contagiosa.
Quem tem glaucoma pode usar lente de contato.
Verdade. As lentes de contato podem ser usadas em portadores de glaucoma sem prejuízo ocular mas, durante a instilação dos colírios, as lentes devem ser retiradas para que os conservantes dos colírios não diminuam sua vida média, ou se depositem nas lentes. Consulte o seu médico oftalmologista, pois os portadores de glaucoma necessitam de cuidados especiais.
A portadora de glaucoma não pode tingir os cabelos ou fazer maquiagem definitiva.
Mito. Não há impedimentos para o uso de tintura de cabelos. Os cuidados de aplicação devem ser obedecidos, de acordo com as instruções nas embalagens do produto. A maquiagem definitiva deve ser feita por pessoa e local idôneos, tomando o cuidado para que não atinjam os olhos
Fonte: Sociedade Brasileira de Glaucoma