No último sábado (24), o auditório do Hospital de Urgência de Sergipe foi palco de discussões e aprimoramento sobre doação de órgãos com a realização da I Jornada Sergipana de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, promovida pela Central de Transplantes de Sergipe e Secretária Estadual de Saúde.
No evento, o especialista em ceratocone e transplante de córnea do HOS, Dr. Allan Luz, esteve presente na programação do evento como palestrante, compartilhando suas experiências na área e o pioneirismo em Sergipe na realização da técnica de transplante lamelar, em que parte doente da córnea é transplantada, preservando as células endoteliais do próprio paciente (receptor) e proporcionando uma recuperação visual mais rápida e risco mínimo de rejeição da córnea doadora.
Os transplantes de córnea já são uma rotina no HOS, que credenciado ao Sistema Nacional de Transplante, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, realiza o procedimento cirúrgico através de planos de saúde, particular e do sistema único de saúde.