O retinólogo Dr. Gustavo Melo foi capa do caderno Revista da Cidade, do Jornal da Cidade, deste domingo (17), com matéria sobre o Zika Vírus.
Confira a matéria na íntegra:
Alerta: Zika Vírus pode afetar os olhos
Especialista explica vermelhidão ocular decorrente da doença
Um dos sintomas prováveis do Zika Vírus é a vermilhidão ocular. Ou seja, é preciso cuidar e tratar dos olhos se suspeitar da doença. Zika é um vírus transmitido pelo Aedes Aegypti, que também pode transmitir dengue e Chikungunya. A mãe grávida também pode transmitir o vírus para o feto durante a grávidez. Veja a seguir, mais detalhes sobre os sintomas nos olhos, gerados pelo Zika, na entrevista com o oftalmologista do Hospital de Olhos de Sergipe, Gustavo Melo.
Revista da Cidade – O Zika Vírus pode afetar os olhos? O que pode causar?
Dr. Gustavo Melo – Pode causar vermelhidão ocular, porém normalmente sem outros sintomas associados.
RC – No caso de conjuntivite oriunda do Zika, o tratamento é o mesmo?
GM – Normalmente, não é necessário qualquer tratamento. No entanto, caso haja algum desconforto, lubrificante oftálmico pode ser usado para amenizá-lo.
RC – Como identificar se os sintomas oftalmológicos são causados pelo Zika Vírus? Como é feito o diagnóstico?
GM – Não há teste diagnóstico específico para o olho. A conclusão se o quadro ocular é causado por Zika dá-se exclusivamente pela confirmação sistêmica de infecção pela doença.
RC – Todas as pessoas que forem diagnosticadas com Zika devem fazer exames oftalmológicos?
GM – É prudente que qualquer pessoa com olho vermelho seja submetida a avaliação oftalmológica. Apesar de não haver relatos de gravidade do acometimento ocular em adultos, não é ainda possível descartar totalmente este risco. Como as últimas informações mostram que o vírus presente no Brasil sofreu mutação em relação ao originalmente descrito na África, é preciso cautela.
RC – Quais são os primeiros sintomas oftalmológicos e quando se deve procurar o médico?
GM – Somente vermelhidão ocular, geralmente sem outros sintomas. Um quadro de leve conjuntivite pode estar presente.
RC – Maior parte das lesões oculares é encontrada nas crianças com microcefalia oriundas do Zika Vírus?
GM – Estudos publicados de Pernambuco e Bahia mostraram lesões oculares em crianças que nasceram com microcefalia por suposta infecção por Zika em 30 a 40% delas. Em um terço destas, o comprometimento ocular era grave o suficiente para causar sequela visual importante. A maior parte das lesões ocorre na mácula ou no nervo óptico, que são duas estruturas cruciais para uma boa visão.
RC- Existe tratamento para a lesão ocular das crianças com microcefalia por Zika?
GM – Infelizmente, não existem tratamentos disponíveis para reverter, ou seja, curar as lesões oculares causadas pelo vírus Zika. Apesar disso, toda criança com baixa visão, incluindo estas, devem passar por acompanhamento por terapeuta ocupacional e ser submetidas à estimulação visual precoce.