Ver televisão de perto pode prejudicar a visão?
Ver televisão de perto pode provocar cansaço ocular por forçar a acomodação e a convergência, mas não traz prejuízo para a visão. O ideal é assistir à televisão a uma distância de 2 metros, no mínimo, para um maior conforto visual.
O computador estraga a visão?
Não há nenhum estudo científico comprovando que o computador seja prejudicial aos olhos. A quantidade de radiação emitida pelo computador está bem abaixo daquela que provoca catarata e outras doenças oculares, mesmo após um longo período de exposição. Uma variedade de sintomas, como dor de cabeça, ardor, lacrimejamento, visão embaçada, pode ocorrer após o uso excessivo do computador, devido à redução do ato de piscar. Recomenda-se um descanso de 10 minutos para cada hora de trabalho à frente do computador. É importante um exame oftalmológico para avaliar a necessidade de uso de óculos e, em alguns casos, prescrição de lágrimas artificiais
Ler em automóvel pode provocar descolamento de retina?
Não, o movimento em qualquer meio de locomoção não causa descolamento de retina. Porém o esforço visual geralmente é maior, podendo levar a um cansaço visual.
Ler no escuro é prejudicial?
A iluminação ruim cansa os olhos mais depressa, porém não deixa sequelas.
Quem força a vista acaba precisando de óculos?
O esforço para enxergar é consequência, jamais causa, dos chamados erros refracionais, como miopia, astigmatismo e hipermetropia. As pessoas, na maioria das vezes, herdam esses distúrbios que nada têm a ver com seus hábitos.
Vista cansada é mais frequente nas pessoas que leem muito?
Não, a conhecida vista cansada ou presbiopia aparece em torno dos 40 anos, independente da pessoa ter ou não lido durante a vida. Com o passar do tempo, o cristalino vai perdendo o poder de acomodação e ocorre uma dificuldade para perto. As pessoas que leem mais apenas percebem o problema de maneira mais precoce.
Lavar os olhos com água corrente é bom para quem tem olho seco?
Não, o olho seco é uma alteração ocular, na qual ocorre uma redução da produção ou da qualidade da lágrima. Muitas são as causas de olho seco, sendo muito associado a doenças reumáticas. A idade e alguns medicamentos, como os betabloqueadores, antidepressivos, diuréticos, antialérgicos, também podem provocar uma diminuição do filme lacrimal. O tratamento inicial é o uso de colírios lubrificantes. Nos casos mais graves, pode haver a necessidade da obstrução dos pontos lacrimais (pode ser temporário ou definitivo).
Todas as pessoas cegas podem ser beneficiadas pelo transplante de córnea?
Infelizmente, não. Apenas as pessoas que perderam a visão por lesão da córnea podem beneficiar-se do transplante.
O que são moscas volantes?
Quando uma pessoa vê pontos em seus olhos, não é, provavelmente, fruto de imaginação. Flutuações no vítreo, também conhecidas como moscas volantes, são percebidas como sendo manchas, nuvens, pontos ou teias de aranha.
O vítreo é uma substância gelatinosa transparente que preenche o globo ocular, dando forma ao mesmo. Flutuações são pequenas opacificações que se formam no vítreo. Estas flutuações podem ter graus variados dependendo da sua causa. Uma flutuação pode ser um pequeno grupo de células, uma parte do vítreo que se deslocou, células de sangue flutuando no vítreo ou inflamação intraocular. É sempre necessário consultar um oftalmologista para esclarecer a causa já que existem condutas diferentes para cada caso.
Daltonismo tem cura?
Não, daltonismo é uma doença hereditária, sendo raríssimo nas mulheres. Ela é incapacitante somente para as pessoas que, nas suas profissões, necessitam diferenciar as cores. Nas crianças, é importante orientar os professores que a criança tem dificuldade na identificação de determinadas cores.
O daltonismo ou discromatopsia pode ser completo ou relativo, neste caso a pessoa terá dificuldade em identificar certas cores, sendo as mais frequentes com as cores verdes e vermelhas.
O glaucoma é contagioso?
Não, glaucoma é o aumento da pressão intraocular e, quando não tratado, provoca danos irreversíveis ao nervo óptico. Por sua vez, a lesão do nervo óptico provoca a redução progressiva do campo visual. Não é contagioso, porém tem um fator hereditário muito importante.
O perigo do glaucoma é que, raramente, apresenta sintomas, exceto nos chamados glaucomas agudos que são raros. Recomenda-se que todas as pessoas realizem consultas oftalmológicas pelo menos uma vez ao ano, com medida da pressão intraocular a fim de diagnosticar de forma mais precoce a doença.
O uso de lente de contato faz estabilizar o grau da miopia?
Não, o uso das lentes de contato não interfere na evolução do grau de miopia. A miopia em média se estabiliza aos 18 anos e a lente de contato não interfere nesta estabilização.
O uso dos óculos faz diminuir o grau?
Os óculos corrigem a qualidade da visão, mas não interferem na evolução do grau. Nas crianças que necessitam de óculos, é importante o uso dos mesmos, pois, em fase de desenvolvimento, a falta de óculos pode provocar sintomas como dor de cabeça, ardor, lacrimejamento, falta de concentração e, em alguns casos, a ambliopia (o não desenvolvimento total da visão de um dos olhos, devido à diferença de grau ou estrabismo). É necessário um exame oftalmológico completo, em todas as crianças, mesmo que não apresentem sintomas visuais, de preferência em idade pré-escolar
Óculos escuros protegem os olhos?
Sim, porém é importante que as lentes sejam de boa qualidade para filtrar os raios ultravioletas e infravermelhos.
Óculos prontos, para perto, comprados em camelôs ou na farmácia, têm contraindicação?
Sim, os óculos prontos só estão indicados nos casos de emergência, enquanto se aguarda o exame com o oftalmologista.
É necessário que os óculos sejam confeccionados sob medida, pois cada pessoa tem uma distância entre os olhos que varia de acordo com o tamanho do seu rosto. Esta distância tem que ser igual ao centro óptico das lentes. Os óculos comprados prontos dificilmente apresentam o centro óptico adequado para os olhos de quem os usa. Com esses óculos, a pessoa consegue enxergar, mas depois de algum tempo começa a aparecer desconforto visual.
Outro inconveniente é que inúmeras vezes as pessoas têm graus diferentes nos dois olhos e, com certeza, usando esses óculos irão forçar mais um dos olhos, ocasionando assim problemas visuais. Quando, além da vista cansada, a pessoa apresenta também astigmatismo, usando esses óculos a correção será parcial, já que eles não corrigem o astigmatismo, trazendo prejuízo para a visão do paciente.
É importante salientar que preservar a visão é um dos grandes bens que o ser humano pode oferecer a si próprio. Portanto, na consulta para a prescrição de óculos, é possível detectar doenças em seus estágios iniciais como diabetes, catarata, glaucoma, que muitas vezes, levam à cegueira se não tratados a tempo.
Autor: Danilo Nogueira Amaral, oftalmologista do Hospital de Olhos de Sergipe.