É importante ressaltar que apesar dos conceitos e sintomas serem semelhantes dor de cabeça e enxaqueca não são a mesma coisa. Nem sempre elas indicam algum problema na saúde ocular. A dor de cabeça trata-se de uma dor mais localizada, na nuca, seios da face etc. Já a enxaqueca vem acompanhada de tonturas, vômitos, intolerância a luz e mal estar.
Conheça os dois tipos de enxaquecas mais comuns e fique atento aos sintomas:
Cefaleia tensional – Mais leve e mais comum entre os tipos de enxaqueca. É a dor de cabeça que passa sem que seja necessário alguma consulta médica ou medicamento. Pode decorrer de estresse, facilmente tratável.
Cefaleia em salvas – Entre todos os tipos de enxaqueca, essa é a pior. Seus primeiros sintomas são percebidos nos olhos (o que pode dar a impressão de que o problema seja na saúde ocular) É possível perceber a vermelhidão e o lacrimejamento instantâneos. Atingem o pico da dor em poucos minutos e costumam surgir mais durante a noite. Após um período de esforço ocular, é comum que algumas pessoas apresentem dores de cabeça. Essa enxaqueca se apresenta como uma dor forte na frente dos olhos e desaparece após um período de descanso.
Ainda que os sintomas em algumas situações sejam relacionados a diferentes áreas da saúde, é de extrema importância procurar um oftalmologista para um melhor diagnóstico e encaminhamento.
Fonte: Portal da Ofalmologia