O hábito de coçar muito e com força a região dos olhos pode parecer inofensivo, mas, de acordo com profissionais da saúde, pode causar prejuízos às córneas, alterando seu formato e até mesmo provocando doenças graves.
Esfregar os olhos: riscos
O ato de constantemente esfregar os olhos com força pode deixar a córnea com formato irregular e sua anormalidade levaria a um quadro de aparecimento ou o aumento do grau de astigmatismo, que deixa a visão desfocada, tanto a de perto quanto a de longe.
O atrito criado entre a pálpebra e a córnea ao coçar a região dos olhos também pode gerar uma doença grave chamada ceratocone, condição em que a córnea adquire um formato cônico, o que distorce seriamente a visão.
Quem sofre com coceira constante nos olhos deve procurar um oftalmologista que, possivelmente, irá receitar medicamentos antialérgicos e/ou lubrificantes oculares que evitam o ressecamento.
Além disso ainda é possível lavar, com bastante cuidado, os cílios e sobrancelhas com xampu neutro, mantendo sempre os olhos fechados. A solução ajuda a afastar impurezas, poluição e resíduos de maquiagem que provocam irritações e coceiras.
Fonte: vix