Nesta quarta-feira (14) é o Dia Mundial da Diabetes, data criada para alertar a população sobre os riscos dessa doença e, principalmente, sobre os tratamentos. A cegueira, por exemplo, pode ser uma das sequelas da diabetes, sendo a doença a principal causa de cegueira evitável entre os 20 e os 64 anos.
Desse modo, a realização de exames oftalmológicos acaba sendo imprescindível não só para os diabéticos, pelo menos uma vez por ano, mas para a população em geral, pois podem acabar descobrindo a Diabetes através dos exames oculares. No Hospital de Olhos de Sergipe (HOS) os pacientes contam com quatro médicos especialistas em retina que podem diagnosticar e tratar com mais segurança as sequelas da doença.
A complicação ocular do diabetes é chamada de retinopatia diabéticae os sinais e sintomas da doença variam dependendo do estágio em que ela se encontra. A doença evolui de forma silenciosa e o paciente não percebe o risco que corre. Todas as pessoas com diabetes, tipo1 e tipo 2, podem desenvolver retinopatia diabética alguns anos após o início da doença. Daí a importância de todos os doentes realizarem exames oftalmológicos. As mulheres grávidas diabéticas também devem ser sujeitas a exames aos olhos, o mais cedo possível e, posteriormente, de 3 em 3 meses.
Campanha
Para marcar a data junto à população, a campanha Novembro Azul vem mobilizando a população em geral para que o evento ganhe força. A ideia da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) é incentivar que empresas, prédios públicos e monumentos fiquem iluminados durante a semana do Dia da Diabetes com a luz azul, símbolo da campanha, como forma de lembrar a importância de prevenir e tratar a doença.