A Oftalmologia é uma especialidade médica cercada de mitos. E não são raros os casos de pessoas que se aproveitam disso para promover técnicas e supostos tratamentos para doenças oculares que não possuem qualquer eficácia comprovada, visando, tão somente, o lucro próprio. É preciso ter atenção para não cair nessas falsas promessas. Não se engane: buscar informações em fontes seguras é a melhor forma de combater este tipo de comportamento.
A internet é repleta de fake news em todas as áreas, e a Oftalmologia não está livre disso. É preciso ter muito cuidado, pois esses supostos tratamentos, além de serem ineficazes, podem causar graves prejuízos à saúde dos olhos. Nem todo mundo que se denomina “doutor” na internet é médico ou possui a qualificação necessária para falar sobre o assunto. Sempre que desconfiar, busque mais informações no portal do Conselho Federal de Medicina para saber se a pessoa é realmente um médico. Não se deixe enganar: não há cura para o glaucoma, tampouco através de exercícios.
Os tratamentos disponíveis visam impedir o avanço da doença e prevenir a perda da visão. Lembre-se de que a doença se desenvolve progressivamente, de forma lenta e assintomática e, ainda que não se perceba uma piora da qualidade visual, sem o tratamento adequado, ela continua evoluindo e causando danos irreversíveis
Inicialmente, o tratamento do glaucoma é realizado através da administração de colírios, que visam impedir o aumento pressão intraocular principal causa da doença. Pode ainda ser utilizado laser, em um procedimento chamado de iridectomia. Em casos em que os tratamentos anteriores não se mostraram eficientes no controle da doença, pode ser realizada uma cirurgia antiglaucomatosa. A medida mais indicada de – penderá do estágio da doença.
O tratamento deve ser realizado, em qualquer hipótese, pelo médico oftalmologista. Ele é o único profissional capaz de realizar o diagnóstico correto e adotar a medida mais indicada para cada caso, após uma avaliação completa, incluindo a realização de exames. Não confie em tudo o que vê por aí. O médico oftalmologista é o melhor amigo da sua visão!
Fonte: Revista VejaBem I Conselho Brasileiro de Oftalmologia
📷 Freepik