Passar horas em frente ao computador, assistindo à TV, jogando videogame ou mexendo no smartphone ou tablet são atitudes comuns hoje em dia. Com o avanço da tecnologia, especialmente na informática, os hábitos mudaram. Se por um lado os benefícios deste avanço são enormes, por outro, os riscos à saúde visual devido ao uso excessivo destas tecnologias também são. De acordo com especialistas, entre 70% e 90% da população mundial sente desconfortos visuais após passar horas em frente à tela. Apesar de não ser classificada como patologia pela Medicina, a fadiga ocular já é considerada um problema de saúde, fruto da vida moderna, que atinge cerca de 60% das pessoas com menos de 45 anos no mundo, tanto os usuários de óculos quanto os não usuários. Quando os olhos se concentram num ponto por muito tempo, eles fazem ajustes imperceptíveis e incontroláveis para obter foco. Estes são denominados microflutuações da acomodação visual e são realizados por meio das contrações de um músculo dentro do olho. Como qualquer outro músculo do nosso corpo, ao realizar um esforço contínuo, ocorrem o estresse das funções oculares e cansaço. Desta forma, o olho fica incapaz de promover o foco exato, ocasionando assim os sintomas de fadiga ocular. Entre os sintomas mais comuns da fadiga ocular, podemos destacar os visuais – dificuldade de focagem ou visão turva, alteração ou flutuação na percepção das cores e aumento da sensibilidade à luz; oculares – sensação de cansaço e dor ocular, olhos vermelhos e secos; e músculos esqueléticos – dor de cabeça, dores do pescoço, ombros e costas, irritabilidade e tonturas. Para melhorar a qualidade visual de quem não tem como fugir da exposição às telas, já existem no mercado oftalmológico algumas soluções que amenizam a sensação de desconforto. Porém, é primordial que antes de buscar qualquer alternativa se faça uma consulta com um oftalmologista, só ele poderá indicar o mais adequado para você.
Hábitos simples, mas que valem muito!
• Piscar ajuda na manutenção da umidade dos olhos e é indispensável para uma boa visão e defesa ocular;
• Evite a incidência direta do ar de ventiladores ou aparelhos de ar condicionado no rosto; • Limpe sempre a tela do computador; a acumulação de poeiras deteriora a imagem e dificulta a visão.
• Mantenha a tela (computador ou TV) numa distância de 50 a 70 cm aproximadamente dos olhos;
• Utilize umidificadores de ar no ambiente ou coloque sobre a mesa um copo com água. Isso aumentará um pouco a umidade local;
• Não pingue colírios sem orientação médica;
• Aplique compressa gelada com água filtrada ou mineral durante alguns minutos; • Faça exames oftalmológicos periodicamente;
• Caso as dicas acima não resolverem de forma eficiente o seu problema, não existe outra maneira de descansar a vista a não ser descansando também o corpo. Geralmente, quando o corpo está cansado por atividade excessiva, falta de sono ou estresse físico ou mental, nenhuma dessas medidas resolvem.
Palming: exercício poderoso para os olhos
O Palming é um exercício que consiste em cobrir os olhos com as mãos. Indicado por proporcionar descanso total da visão, é uma das melhores formas para relaxar os olhos e descansar completamente o nervo óptico – que liga o olho ao cérebro. O exercício pode ser praticado pela manhã, logo após acordar, ou então, à noite, antes de dormir.
Para fazer o Palming é simples:
① Encontre uma posição confortável (geralmente sentado, com os cotovelos apoiados em uma mesa, ou superfície);
② Friccione as mãos juntas para aquecê-las, feche os olhos, e cubra-os de 03 a 05 minutos com as palmas das mãos em formato de concha (para não tocar em cima do globo ocular, mas sim ao redor dele);
③ Impeça ao máximo a entrada de luz, relaxe e respire profundamente, sem exercer pressão sobre os olhos.
Sessões de 03 a 05 minutinhos cobrindo os olhos, a cada 1 hora, são ideais se você estiver trabalhando no computador, lendo, ou exercendo alguma atividade cansativa para os olhos.
Fonte: Revista Veja Bem