Muita gente ainda desconhece, mas o estilo de vida ou doenças em outros órgãos influenciam diretamente na qualidade da visão. Um detalhe que merece destaque é o fato das pessoas ficarem mais próximas e em locais fechados devido à predominância de baixas temperaturas – uma preocupação maior com a higiene é fundamental para se evitar prejuízos à qualidade da visão.
Lavar as mãos com frequência ainda maior, evitar aglomerações e estar sempre alerta muitas vezes pode ser o diferencial entre uma boa ou má qualidade visual. Os hábitos de vida estão diretamente relacionados à saúde ocular. Fumantes, sedentários e pessoas que ingerem pouca água e nutrientes ficam mais vulneráveis aos problemas visuais por terem reduzida a capacidade de defesa do organismo.
A melhor forma de combater essas doenças contagiosas é evitar aglomerações, ventilar os ambientes e lavar as mãos com frequência. Boa alimentação, atividades físicas regulares e ingestão de água com frequência ainda maior ajudam a proteger os olhos.