A doação de órgãos é um assunto que ainda gera muitas dúvidas e enfrenta certa resistência no Brasil. Atualmente, existem no país mais de 30 mil pessoas à espera de um transplante. São adultos e crianças que sonham com a possibilidade de ganhar uma nova chance de vida, mas o número de doadores ainda é insuficiente. Dados da Central de Transplante de Sergipe mostram que o nosso estado possui uma taxa de recusa familiar muito acima do esperado, com índice de 65%. Isso mostra a importância de conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a doação de órgãos e incentivar uma postura proativa dos familiares.
Este ano, a Central de Transplantes de Sergipe, vinculada à Secretaria do Estado da Saúde, realizará a I Corrida Sergipana pela Doação de Órgãos, que será realizada no dia 21/09, na Sementeira. O evento conta com o apoio do Hospital de Olhos de Sergipe e tem como principal objetivo divulgar a importância e conscientização da doação de Órgãos e Tecidos.
Referência em Sergipe
O Hospital de Olhos de Sergipe se destaca no atendimento à população quando o assunto é o transplante de córnea. Dispomos de um serviço especializado que atende a rede particular e pública, sendo responsável por 70% dos transplantes realizados em Sergipe. Desse percentual, quase que o total é proveniente da rede pública e contribui com o aumento no número de procedimentos realizados na instituição. Além disso, contamos com o transplante a laser, que é uma tecnologia exclusiva do hospital. Também realizamos transplantes lamelares, que apenas uma parte da córnea é transplantada, na cirurgia é substituída apenas a parte doente da córnea, deixando a sadia intacta.