O diretor técnico do Hospital de Olhos de Sergipe, Dr. Mário Ursulino recebeu a imprensa sergipana e representantes das operadoras de saúde, na última terça-feira (19), para apresentar o que há de mais moderno na cirurgia de catarata: o laser de femtossegundo, LenSx.
A nova tecnologia proporciona mais conforto, segurança e personalização no procedimento cirúrgico, além de reduzir erros refracionais(como miopia, astigmatismo e presbiopia – também chamada vista cansada), melhorando assim a acuidade visual do paciente.
Sobre a catarata
A catarata é uma lesão ocular que torna o cristalino opaco e compromete a visão. Geralmente acomete pessoas mais velhas, mas pode ser ocasionada também por problemas congênitos, traumas, uso de medicamentos a base de corticóides e Diabetes.
O cristalino é responsável por focalizar objetos sobre a retina e protegê-la. O único tratamento é o cirúrgico.
Apesar de bastante divulgada, a catarata ainda é a principal causa de cegueira no mundo, responsável por 51% dos casos. . Só no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, existem cerca de 600 mil cegos por catarata, com uma incidência de 120 mil novos casos por ano.