Na manhã desta terça-feira (08) a diretora financeira do Hospital de Olhos de Sergipe (HOS), Suzana Reis, e a colaboradora Carla Rêgo, representaram o HOS e prestigiaram a inauguração do Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a inclusão Social de Pessoas com Deficiência – Iluminar, que tem como finalidade principal a promoção da acessibilidade para a inclusão social das pessoas com deficiência.
Durante a cerimônia de abertura, aconteceu uma apresentação de Lucas e uma voluntária, que cantaram junto com os presentes. Além da participação da psicóloga Julia Motta, que realizou uma dinâmica com o tema “Momento de integração e reflexão. Era uma vez um país onde tudo era igual”. Momento em que houve uma interação entre os presentes e a reflexão sobre os valores da sociedade, discriminação e preconceito.
Na ocasião, o fundador Lucas Aribé falou sobre a luta em conseguir fundar a instituição, que é a realização de um sonho dele e de sua irmã Mariana Aribé, que faleceu no ano passado. Sonho que também foi compartilhado durante todos esses anos por sua mãe Ana Fátima Aribé, que foi escolhida em assembléia como presidente do Instituto. De acordo com Lucas, a idéia surgiu no ano de 2004, mas somente agora, após oito anos de luta a instituição pode ser inaugurada.