Uma técnica relativamente nova que revolucionou o tratamento ocular por ser capaz de devolver a visão a diversos pacientes. O Hospital de Olhos de Sergipe realiza esse tratamento e, de acordo com o oftalmologista Dr. Gustavo Melo, os resultados têm sido positivos.
O tratamento é indicado em caso de edema macular e retinopatia, duas das principais causa de cegueira em pacientes diabéticos. O oftalmologista explicou que se trata de um procedimento delicado, mas seguro. “Essa aplicação é feita em um centro cirúrgico para diminuir os riscos de infecção, mas não exige nenhum repouso específico. Nos primeiros dois anos de tratamento são aplicadas cerca de 10 injeções; a partir do terceiro ano, essa frequência cai para uma a 3 aplicações por ano”, explica Dr. Gustavo.
Por ser uma técnica nova, com cerca de seis anos de existência, ainda não se sabe a duração do tratamento, mas, se houver controle da principal causa, o diabetes, a frequência das injeções é reduzida. A melhora mais definitiva está aliada ao controle da diabetes. Se o paciente conseguir manter seus níveis de índice glicêmico controlados, a chance de cura aumenta”, reforça o médico.
O especialista pede que os pacientes com diabetes fiquem atentos e cuidem de seus olhos. “É importante que haja um controle dos níveis de açúcar no sangue. Hoje em dia existem maneiras de recuperar a visão, mas o melhor tratamento ainda é a prevenção. Então, vá ao oftalmologista com frequência. Não descuide da sua saúde ocular”, orienta.