A tecnologia se baseia em um laser que opera com pulsos extremamente rápidos o que confere diversas vantagens sobre outros tipos de lasers, principalmente no que diz respeito à precisão e à segurança em procedimentos cirúrgicos, ocasionando riscos quase nulos para o paciente.
O Femtosegundo tem diversas aplicações na oftalmologia, como por exemplo:
– Cirurgias refrativas (corrigir erros refrativos – Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo)
– Implantes de anéis intraestromais;
– Transplantes de córneas.
Nas cirurgias refrativas, as quais visam corrigir os erros refrativos, o Femto cria um flap fino separando os tecidos em uma determinada profundidade da córnea, sem nenhum corte e eliminando a necessidade de cortes com laminas. Outro laser, o Excimer Laser, realiza a correção da visão através da ablação do tecido da córnea de acordo com um padrão pré-estabelecido e exclusivo para cada paciente. O flap é recolocado em sua posição original, sem vestígios visíveis de cirurgia no olho.
Outra aplicação do laser é na criação de tuneis na córnea para introdução e implantação de anéis intra estromais, usados para corrigir ceratocone.
O Femto também pode ser utilizado em transplantes de córnea, que podem ser realizados de forma muito mais precisa, segura e com maior tranquilidade ao médico. Neste caso, além do corte ser muito mais preciso e uniforme existe a possibilidade de realizar o transplantes lamelares, sem a necessidade de suturas ou seja, sem precisar "dar pontos". Além disso, o laser não causa dor, fazendo com o que o procedimento seja confortável, possui resultados mais rápidos do que de outras tecnologias e não apresenta inflamações pós-cirúrgicas.
Fonte: portal da oftalmologia