O bom hábito da leitura noturna precisa ser acompanhado de algumas orientações para não causar danos precoces à musculatura intra-ocular, há dois fatores que devem ser considerados tanto na leitura de lazer, quanto na leitura de trabalho ou estudo noturno
LEITURA NOTURNA : FIQUE ATENTO AO ESFORÇO EXIGIDO DA VISÃO
O bom hábito da leitura noturna precisa ser acompanhado de algumas orientações para não causar danos precoces à musculatura intra-ocular .De acordo com o Dr. Fábio Ribas,chefe do setor de Retina e Vítreo do Hospital de Olhos de Sergipe(HOS),há dois fatores que devem ser considerados tanto na leitura de lazer, quanto na leitura de trabalho ou estudo noturno: primeiro, a luz que ilumina o objeto de leitura não é natural e ,segundo, na maior parte das vezes , essa prática ocorre após uma jornada de trabalho ou estudos ao longo do dia.
É preciso atentar para a iluminação adequada, a fim de que o hábito da leitura à noite não se transforme em um transtorno, e também preservar as limitações do corpo, porque o cansaço vai tomar conta de toda musculatura à noite , incluindo a intra –ocular que executa o esforço que permite ler.
Segundo o Dr. Ribas uma dica seria adequar uma lâmpada 60 watts , a 50 cm de altura do ponto de leitura no ambiente e respeitar intervalos de relaxamento (levantar a cada 1 hora para tomar um copo de água ou ir ao banheiro é excelente).À noite, a musculatura está cansada, mas ainda apta para a leitura.
Aqueles que não lêem por hobby, e sim porque estão se preparando para o vestibular, concursos,faculdades ou têm algum material profissional para preparar nesse horário formam o grupo de pessoas que , com maior freqüência ,aproveita a madrugada para estudar; neste sentido Dr. Ribas relata que existe um aumento de números de pacientes com queixas relacionadas a períodos pós leitura noturna.
O exemplo clássico é aquele paciente que sai do trabalho no final do dia e vai debruçar na escrivaninha e exigir além do que o corpo pode render. Quando esse paciente chega ao nosso consultório reclama que o farol dos carros, o que não incomodava antes, agora é desconfortável aos olhos ,que placas, até então eram nítidas, ficaram difíceis de ler. Em alguns casos temos identificados alguns pacientes que necessitam de pequeno grau para um melhor conforto à leitura de um modo geral.
SINTOMAS:
Os efeitos da leitura noturna realizada em ambientes de forma inadequada é perceptível. Eles se manifestam por dor de cabeça , cansaço nos olhos, e desinteresse sobre a matéria. Outras vezes esses sintomas estão indicando que o indivíduo tem um pequeno grau de refração que precisa ser reajustado, corrigido.
A leitura intensa exige trabalho extra da musculatura intra-ocular. É essa musculatura que segura a lente natural do olho (Cristalino), a qual é responsável pelo foco de perto , ou seja para ler. Com o passar dos anos essa musculatura começa a ficar cansada mais facilmente e gera as dificuldades que levam a relatos como ,”doutor, estou lendo bem na apostilha, mas quando tenho que olhar para o quadro fica tudo embaçado e preciso de alguns segundos para focar.”É a musculatura que está cansando explica o Dr. Ribas.
Antes de mais nada, respeitar os limites do corpo é a dica principal desse texto. BOA LEITURA!Autor: Dr. Fábio Ribas