Coçar os olhos parece um ato aparentemente inofensivo, não é mesmo? Mas, pode ser o primeiro sinal ou mesmo o causador de uma doença ocular das mais comuns a atingir a córnea: o Ceratocone, que afeta uma em cada duas mil pessoas – conforme dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) – e cuja maior incidência acontece na adolescência. Durante todo este mês, inclusive, uma campanha de conscientização e prevenção, chamada Junho Violeta, busca alertar para os riscos deste hábito.
Afinal, o que é Ceratocone?
Trata-se de uma doença degenerativa. Caracterizada por um afinamento e um aumento na curvatura da córnea, membrana transparente que protege o olho. Este formato cônico da córnea induz a um astigmatismo alto e irregular que distorce a imagem captada pelo olho em maior intensidade, dependendo da quantidade de tecido corneano afetado. O ceratocone geralmente tem um pico de desenvolvimento na faixa etária que vai do início da adolescência até aproximadamente os 30 anos de idade.
Quais são os principais sintomas:
• Dificuldade contínua para enxergar;
• Sensibilidade à luz;
• Coceira excessiva nos olhos;
• Baixa acuidade visual;
• Irritação visual;
• Fadiga visual.
Inicialmente, o tratamento de Ceratocone é feito com o uso de óculos e lentes de contato rígidas. Mas à medida que a doença avança, outras indicações podem ser feitas, como Cross-linking de colágeno, Implante de Anel de Ferrara ou nos casos mais graves, o transplante da Córnea, que no Hospital de Olhos de Sergipe, pode ser feito na modalidade lamelar, em que apenas as camadas doentes são transplantadas, o que proporciona uma melhor recuperação do paciente e menor risco de rejeição.
Como qualquer outra doença, quanto mais cedo você trata, melhor o resultado!
Em comemoração Mês da Conscientização e Prevenção do Ceratocone, hoje às 19:30h, irá acontecer uma live com o oftalmologista Dr. Allan Luz. Nela, falaremos sobre doença, sintomas, tratamentos e muito mais! Mande suas perguntas através de nossas redes sociais e interaja com a gente! Nós Contamos com sua participação 😉