Segunda principal causa de cegueira no mundo (segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS), o glaucoma é uma doença multifatorial complexa, com características específicas, em que ocorre um dano ao nervo óptico e perda progressiva e irreversível do campo visual. Este dano óptico geralmente é causado por um aumento da pressão dentro do olho (pressão intraocular ou PIO), mas pacientes com níveis normais de pressão intraocular também podem desenvolver glaucoma.
O fato é que não existe um nível específico de pressão ocular elevada que definitivamente cause o glaucoma. E também não há um nível menor de pressão intraocular que possa eliminar por completo o risco de uma pessoa de desenvolver o glaucoma. É por isso que o diagnóstico precoce e tratamento do glaucoma são as chaves para prevenir a perda de visão.
Em comemoração ao dia Nacional de Combate ao Glaucoma, hoje às 19:30h, irá acontecer uma live com os oftalmologistas Dr. Fábio Ursulino e Dr. Diego Torres. Nela, falaremos sobre doença, sintomas, tratamentos e muito mais! Mande suas perguntas através de nossas redes sociais e interaja com a gente! Nós Contamos com sua participação 😉