Em tempos em que a tecnologia é pensada para suprir todas as necessidades possíveis e imagináveis, a inclusão digital não poderia ficar de fora. Para desempenhar papel importante neste contexto tecnológico, os aplicativos são desenvolvidos como uma forma de desempenhar tarefas práticas ao usuário, viabilizando determinados trabalhos, de acordo com as demandas apresentadas no dia a dia do cidadão comum.
Uma pequena pesquisa na internet é o suficiente para acessar informações que abrem um mundo de possibilidades, a partir dos aplicativos que são lançados. Como o exemplo das novas tecnologias, que têm explorado um mercado com grande potencial, o que atende pessoas com problemas de visão. Empresas de pesquisa têm se dedicado a criar mais acesso para esse público, nas tarefas mais cotidianas. Aplicativos que são voltados à inclusão digital de pessoas que não conseguem perceber o mundo com a visão, mas podem usar outros sentidos para isso.
Segundo dados publicados no site do Portal Brasil (governo federal), no país existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão (dados do Censo 2010, do IBGE). Mas ter problemas de visão não significa não ter acesso aos recursos de tecnologia que surgem a todo o momento. Para isso, empresas do ramo têm investido em sistemas que alcançam o público de cegos no mundo. A empresa Apple, por exemplo, criou o leitor de tela baseado em movimentos que permite o uso de seus aplicativos. O VoiceOver, como foi batizado, é facilmente habilitado no iOS. Com ele, é possível ouvir a descrição de tudo o que acontece na tela do celular, além de servir de meio para viabilizar o uso de outros aplicativos direcionados.
O Digit-Eyes é usado por meio da câmera do celular. O aplicativo escaneia o código de barras do produto desejado, fazendo a leitura das informações por meio do recurso VoiceOver. Reconhece 37 milhões de produtos e está disponível em português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. O software pode ser comprado no iTunes e é compatível com alguns modelos do iPhone, iPod Touch e iPad.
Outros aplicativos criados para facilitar a vida de deficientes visuais:
Light Detector: com esse sistema, é possível apontar a câmera do celular para o local desejado e a intensidade da luz do ambiente, que deve ser fechado, se converterá em som. Quanto maior for a intensidade da luz, que pode ser natural ou artificial, mais alto será o som. Dessa forma, é possível identificar se as luzes estão acessas em um cômodo, onde estão as janelas e se estão abertas. O aplicativo está disponível em português, com versões em espanhol, inglês, francês, alemão, russo e holandês. À venda no iTunes, o app é compatível com algumas versões de iPhone, iPod Touch e iPad.
Bus Alert: esse aplicativo facilita a vida dos deficientes visuais que dependem de ônibus para se locomover. Esse recurso permite ao usuário monitorar a distância do transporte, por um sistema de áudio habilitado durante toda a navegação entre as telas do app, mantendo-o informado sobre cada ação executada no dispositivo, que funciona em sistema de GPS – localização por satélite. É preciso informar o número da linha do ônibus no app instalado no tablet ou celular (sistema Android ou Java). Para acessar o sistema, não é preciso identificação do usuário e nem senha, é só carregar o programa no dispositivo móvel. As principais funções são: consultar ônibus, calcular distância do ônibus, avisar sobre aproximação do ônibus, emitir aviso sonoro, configurar áudio e alarmes. A empresa paulista Criar é a idealizadora do aplicativo, que está em funcionamento em São Paulo. A empresa CittaMobi também está comercializando este aplicativo nas cidades: Colatina (ES); Diadema, Ribeirão Preto, São Caetano do Sul e Santo André (SP); Juiz de Fora (MG); Maceió (AL); Recife (PE); Rio Branco (Acre); Rio Grande (Rio Grande do Sul); Santa Rita (Paraíba); Volta Redonda (Rio de Janeiro). Com a versão desenvolvida para gerar acessibilidade, as previsões podem ser consultadas por meio do VoiceOver do iPhone. O recurso permite avisos automáticos de quais ônibus estão perto do ponto selecionado.
As funcionalidades fornecidas são:
• Pontos mais próximos: informa todos os pontos que estão próximos à localização do usuário;
• Busca por ônibus adaptados para cadeirantes: filtra as previsões para que apareçam apenas ônibus adaptados;
• Pontos favoritos: facilita a busca e seleciona pontos e linhas para ter acesso rápido à previsão de chegada do ônibus esperado;
• Linhas selecionadas: previsões apenas das linhas que interessam, no ponto selecionado;
• O tempo que vai levar a viagem: é possível acompanhar quanto tempo será gasto até o destino.
eSNews: esse sistema proporciona acessibilidade em espanhol. É um aplicativo de notícias, de idioma hispânico, com o conteúdo de periódicos internacionais. Trata-se de uma versão em áudio e está ligado ao Facebook e Twitter. Mas esse recurso está disponível apenas para as pessoas que falam inglês, e pode ser baixado gratuitamente no iTunes. Compatível com iPhone, iPad e iPhone Touch.
Fonte: Revista Veja Bem.