A produção artística do pai do impressionismo, Claude Monet ((1840-1926) sofreu uma brusca mudança de estilo devido à catarata.
Como é possível observar nas telas que retratam a ilustre ponte japonesa (pintada tantas vezes pelo artista), a sua percepção das cores mudou à medida que a catarata se instalava, ao ponto de as cores branco, verde e azul acabarem sendo substituídas pela paleta laranja-vermelho.
Quando ele finalmente conseguiu fazer a cirurgia e ter a sua visão reestabelecida, destruiu muitos dos trabalhos feitos durante o período. Suas últimas pinturas antes de sua morte (que ocorreu três anos depois) lembravam seus trabalhos iniciais.
Impressionismo
O impressionismo é caracterizado pela representação da luz e movimento, por meio de pinceladas soltas. As imagens formadas nas telas aparentam ser de perto apenas borrões, mas, ao distanciar a visão, o examinador passa a enxergar as formas nitidamente. Geralmente, as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações das cores da natureza.
Autor: