Foi descrita uma nova camada na Córnea humana. A pesquisa que descreveu a nova camada foi realizada por cientistas ingleses da Universidade de Nottingham e foi publicada na revista Ophthalmology, da Academia Americana de Oftalmologia.
“Esse conhecimento pode auxiliar o planejamento cirúrgico e aumenta as chances de um procedimento de Transplante Lamelar ter sucesso”, explica o Dr. Allan Luz, especialista em Córnea e Ceratocone e orientador de Transplante Lamelar do Hospital Oftalmológico de Sorocaba e Hospital de Olhos de Sergipe.
A nova camada – chamada de Dua, em homenagem ao professor Harminder Dua, que a descreveu, está localizada na parte de posterior da córnea, entre o estroma corneano e a membrana de Descemet.
Hoje em dia o Transplante Lamelar Anterior é realizado pela a técnica de Big-Bubble, com a introdução de ar dentro da Córnea para separar suas camadas. “O conhecimento da diferenciação da camada de Dua associado aos modernos métodos de imagem no pré-operatório podem identificar possíveis alterações o que irá permitir planejar a cirurgia com maior precisão, personalizando o tratamento. A avaliação com a Tomografia Corneana OCT Visante – único em Sergipe no HOS – torna o transplante mais preciso e seguro”, afirma Dr. Allan Luz.
O Transplante Lamelar é indicado principalmente nos casos de Ceratocone. O Brasil é reconhecido internacionalmente pela excelência em Transplante de Córnea. Em Sergipe o Dr. Allan Luz, que este ano esteve em San Francisco, Califórnia, falando sobre Ceratocone, realiza o Transplante Lamelar no HOS.
Autor: