Você já deve ter ouvido falar nos tratamentos alternativos que estão por toda a internet, que prometem a “cura milagrosa” de várias doenças. É possível encontrar na rede esse tipo de “tratamento” também para doenças oculares. E, você precisa ficar atento porque ele não só não traz benefícios para a sua saúde ocular, como também pode prejudicar seriamente seus olhos. Todo cuidado é pouco quando o assunto é tratamento alternativo, principalmente quando se refere à cura de doenças sérias, como glaucoma e catarata, que podem levar à cegueira.
Os chamados tratamentos alternativos deixam as pessoas sujeitas a vários perigos, desde os danos causados diretamente aos olhos, passando por abandono de tratamentos prescritos por médicos e com comprovação científica, até o diagnóstico tardio de doenças em estágiMAGEM io avançado que não podem mais ser curadas.
Ninguém deve navegar pela internet a procura de tratamento para doenças. Somente o médico é o profissional capacitado e indicado para tratar problemas de saúde. No caso da saúde ocular, o médico oftalmologista é o especialista que estuda, diagnostica e trata dos olhos e suas doenças, examina o bom funcionamento da visão, além de prescrever correções para situações em que há dificuldades em enxergar.
Várias doenças oculares são silenciosas, ou seja, somente quando estão em estágios mais avançados, que começam a aparecer os sintomas. No entanto, mesmo que não haja sintomas aparentes, o médico oftalmologista, por meio do exame clínico dos olhos, é capaz de diagnosticar precocemente essas doenças e intervir para que elas não se agravem, sem que haja complicações sérias ou até mesmo o comprometimento da acuidade visual. Por isso, é tão importante fazer acompanhamento oftalmológico regularmente, pelo menos uma vez por ano, para prevenir diversas doenças oculares.
Limão nos olhos pode causar queimadura química e úlceras na córnea
Ressaltando o ditado “o que arde cura”, na internet, há receitas que indicam pingar limão todos os dias nos olhos para curar glaucoma. Além de provocar ardência e irritação, colocar limão no olho pode causar queimadura química e úlceras na córnea.
O glaucoma é uma das doenças silenciosas e principal causa de cegueira irreversível no mundo. Ele provoca lesões no nervo óptico e, como consequência, há o comprometimento visual ou perda total da visão. Vários fatores podem ocasionar a doença, um deles é o aumento da pressão intraocular. A prevalência da doença aumenta com a idade, se tornando mais comum após os 40 anos. Como a doença tem relação com a hereditariedade, o histórico familiar é um fator de risco, uma vez que as chances de desenvolver glaucoma são maiores para quem possui casos da doença na família.
O diagnóstico precoce do glaucoma possibilita fazer uma intervenção antes do agravamento da doença. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, maiores serão as chances de ser bem-sucedido. A doença não tem cura, mas o tratamento clínico, feito à base de colírios, pode fazer com que a pressão intraocular regrida e o ritmo de avanço da doença seja reduzido.
Atenção: não existem remédios e tratamentos para curar catarata
Se você já ouviu que alguém curou a catarata com remédios ou viu na internet tratamentos para a doença, não acredite. Algumas doenças podem ser controladas com remédios e tratamentos, muitas vezes, até como medidas preventivas. Porém, a catarata não é um desses casos. O único tratamento que existe para a catarata é a cirurgia e, após o procedimento, o paciente pode voltar a enxergar normalmente.
Existe mais de uma causa para o surgimento de catarata, mas a mais comum diz respeito ao envelhecimento do cristalino, lente transparente natural dos olhos que, com o tempo, fica opaca. Depois que o cristalino perde a transparência, a única forma de voltar a enxergar é por meio de cirurgia. Durante o procedimento, é realizada uma pequena incisão no olho e por ela o cristalino opaco é retirado, e uma lente intraocular é inserida em seu lugar. O processo é rápido, feito com anestesia local e sem internação. A recuperação total da visão acontece em até 45 dias.
Sumo de arruda para os olhos pode provocar complicações sérias
A arruda é uma planta famosa no Brasil, conhecida pelos poderes energéticos e utilizada em rituais religiosos, em defumações e banhos para afastar energias negativas. Com uma rápida pesquisa na internet, encontramos várias receitas feitas com o sumo de arruda para pingar diretamente nos olhos e curar inflamações, “qualquer mal de visão” e ainda “limpar os olhos”.
Nenhuma doença ocular deve ser tratada com sumo de arruda, pois você pode ter complicações sérias, como infecções e lesões, com o uso da planta nos olhos. Na verdade, nenhum tipo de planta pode ser macerado e misturado com algum líquido, para depois ser pingado nos olhos. As únicas substâncias que podem ser pingadas nos olhos são os lubrificantes oculares e colírios receitados por médicos oftalmologistas.
Exercícios para os olhos para enxergar melhor: não acredite nisso!
Na internet, também podemos encontrar indicação de exercícios para pessoas com qualquer problema na visão, desde miopia até mesmo doenças como catarata. Existe até mesmo um curso para aprender movimentos simples que podem ser adicionados ao dia a dia, com o objetivo de fortalecer e alongar a musculatura que movimenta os olhos.
Muitas pessoas se aproveitam para promover técnicas e supostos tratamentos para doenças oculares que não possuem qualquer eficácia comprovada, visando, tão somente, o lucro próprio. É preciso ter atenção para não cair nessas falsas promessas. Sempre busque informações confiáveis, nos sites das sociedades médicas de especialidades, como o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, de grandes hospitais e de médicos renomados.
Fique atento, nem todo mundo que se denomina “doutor” na internet é médico ou possui a especialização e a qualificação necessárias para falar sobre o tratamento de doenças. É possível, acessando e consultando o portal do Conselho Federal de Medicina (CFM), saber se a pessoa é realmente um médico.
Fonte: Revista VejaBem I Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Imagem: Canva