Como já dizia Raul Seixas ‘quem não tem colírio usa óculos escuros’ e na estação mais quente do ano a melhor maneira de não precisar de colírio é utilizar óculos escuros adequados. É comum encontrar barracas de vendedores ambulantes com os modelos mais variados de óculos, mas alguns cuidados são fundamentais antes da escolha do óculos de sol.
De acordo com o oftalmologista, Danilo Amaral, a radiação ultravioleta (UVA e UVB) é a maior causadora de doenças nos olhos e a incidência desses raios é ainda mais agressiva no verão. “Eles preconizam o surgimento de catarata, pterígio (popular ‘carne no olho’), além de a longo prazo, prejudicar a retina” ressaltou.
Evitar os riscos causados pelos raios de sol, só com o uso óculos de escuro. Mas o profissional ressalta que aqueles comprados em camelô além de não apresentarem proteção, prejudicam ainda mais a visão. “Eles possuem coloração escura o que dá a falsa impressão de proteger a visão, mas não filtram os raios agressivos” lembra o especialista.
Segundo o oftalmologista, é preciso estar atento, mesmo ao comprar óculos escuros em ótica, já que nem sempre preço alto é garantia de qualidade. Por isso, é preciso ficar de olho no produto escolhido. “É preciso levar os óculos ao oftalmologista ou a uma ótica que possua o equipamento que mede a eficácia das lentes, mensurando a quantidade de proteção do óculos”, afirma.
Autor: Portal A8