Com a chegada do verão , as pessoas começam a se preocupar em se proteger do sol , principalmente com a pele, atráves do uso de filtro solar, evitando principalmente o envelhecimento precoce e o câncer de pele. O que muitas pessoas não sabem é que os raios UV podem causar danos mais graves e irreversíveis aos olhos , explica o doutor Fábio Ribas , especialista em Retina e Vítreo do Hospital de Olhos de Sergipe (HOS).
Os olhos são dez vezes mais sensíveis à luz ultravioleta do que a pele. As crianças são o grupo mais vulnerável, quando o tema é a exposição ao sol , porque seus olhos têm a pupila maior e lentes mais claras , permitindo que até 70 % a mais de raios UV atinjam suas retinas.
Visando preservar a saúde ocular , o ideal é recomendar o uso contínuo de óculos escuros , no verão e no inverno , a todos: crianças , adolescentes ,adultos e idosos. “Mesmo quando o dia está nublado, os raios ultravioletas penetram nos olhos , principalmente no Nordeste , onde a incidência solar com aumento a exposição aos raios é bem maior do que no restante do país”, alerta Fábio Ribas.
Os danos causados pelo sol à visão estão relacionados a problemas oculares graves no decorrer da vida , como Degeneração macular relacionada à idade , catarata , pterígio , câncer de pálpebra , etc …
Doutor Ribas explica que a luz solar brilhante refletida na areia , na água, na neve ou até mesmo nas calçadas podem causar danos na córnea e na superfície ocular. Pessoas loiras ou de olhos claros são mais vulneráveis a estes riscos porque apresentam menor pigmentação nos olhos. A íris de cor escura consegue bloquear os raios UV com mais eficiência , mas isto não quer dizer que pessoas com olhos escuros não devam se proteger.
Prevenir é o ideal
Como durante a infância a exposição solar é bem maior que na fase adulta é importante proteger os olhos das crianças de danos futuros a visão. "Você não vê os danos causados aos olhos dos seus filhos quando eles têm 5 ou 6 anos de idade , mas é importante saber que a exposição solar sem proteção pode causar o surgimento da catarata aos 50 anos ou da degeneracão macular relacionada à idade aos 60 anos de idade , ao invés de 75 anos", acrescentou.
Uma das maneiras mais eficazes de evitar o aparecimento de diversas doenças oculares é usar os óculos escuros de sol de boa qualidade. Hoje todos os óculos adquiridos em óticas têm o certificado de proteção contra os raios solares UVA e UVB.
Por último , outra recomendação é em relação a alimentação. Comer vegetais folhosos verdes , como espinafre e couve , feijão verde, milho e gemas de ovo ajuda a proteger os olhos também , pois estes alimentos contêm luteína , substância que ajuda na filtragem da luz solar nociva que atinge o fundo do olho.
"Moda ou saúde ? Porque não os dois? Adquira logo os óculos dos seus filhos e ajude para que eles tenham uma boa visao por toda a vida", frisou.Autor: Fonte: Jornal da Cidade – Caderno Bem Estar