Quando você pensa em escolher entre o uso de óculos e de lentes de contatos ou a realização de uma cirurgia refrativa, deve imaginar que essa escolha dependa da suadecisão pessoal. No entanto, não é bem assim que acontece. Cada uma das opções apresenta vantagens e desvantagens. Porém, a escolha entre elas será feita por indicação do médico oftalmologista, que levará em consideração a idade do paciente, a sua saúde física e ocular, o tipo de erro refrativo (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia), o grau da deficiência, a adaptabilidade, o custo-benefício, entre outros fatores.
Veja a seguir as vantagens e desvantagens do uso de óculos e de lentes de contatos e da realização de uma cirurgia refrativa.
Óculos de grau
Se você não se importa em ter mais um acessório no rosto, usar óculos de grau é a forma mais prática (e comum) de enxergar bem, e eles ainda dispensam maiores cuidados. Nos últimos anos, os fabricantes de óculos têm investido em qualidade
e design, o que vem proporcionando uma melhor experiência para as pessoas. As armações estão mais leves e as lentes são mais finas, inclusive com recurso de antirreflexo, o que melhora muito a estética. Hoje, os óculos também adquiriram
status de acessório de moda, o que permite que a pessoa possa escolher os que mais combinam com seu estilo. No entanto, os óculos podem provocar alterações na fisionomia das pessoas, restringir o campo visual e limitar algumas práticas esportivas.
Lentes de contato
Para quem opta por usar lentes de contato, além da vantagem estética e melhora do campo visual, elas proporcionam uma imagem mais natural e de melhor qualidade. Elas são um recurso seguro e causam grande satisfação aos usuários. No entanto, é importante que as lentes sejam bem adaptadas e que sejam tomados os cuidados adequados de manuseio e higiene.
Como são um corpo estranho que se coloca na superfície ocular, as lentes de contato devem ser adaptadas e supervisionadas por um médico oftalmologista, sendo perigoso o seu uso sem supervisão médica, o que pode gerar riscos à saúde ocular.
Devido às diversas especificações e materiais, as lentes de contato oferecem muitos benefícios e corrigem quase todos os tipos de erros refrativos.
Elas também variam de composição, podendo ser gelatinosas ou rígidas, esféricas ou tóricas e coloridas ou incolores. Durante a consulta, o oftalmologista vai realizar vários exames para escolher a lente de contato mais adequada ao perfil topográfico da córnea do paciente.
Às vezes, lentes de contato podem causar algum desconforto, como vermelhidão, dor ou inchaço, o que pode ser uma das desvantagens do seu uso. Em caso de algum problema, deve-se procurar imediatamente um oftalmologista. Lentes de contato ainda podem provocar ressecamento dos olhos, o que leva à necessidade de uso de colírios lubrificantes para resolver o incômodo.
Cirurgia refrativa
Cirurgia refrativa é o nome dado àquelas para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia e, como qualquer procedimento cirúrgico, ela não é isenta de riscos. Ela é indicada para pacientes, com idade entre 18 e 40 anos, com graus que não sejam muito elevados e que já estejam estabilizados há pelo menos um ano.
O paciente que desejar fazer a cirurgia deverá ser submetido a uma avaliação oftalmológica completa, incluindo alguns exames complementares específicos, para saber se é candidato ao procedimento. Fatores, como o grau, curvatura e espessura corneanas e algumas doenças oculares, podem contraindicar a cirurgia.
As cirurgias refrativas podem corrigir os erros de refração de maneira definitiva e, nos últimos anos, o procedimento evoluiu bastante, tornando-se mais seguro e preciso.
Cirurgia refrativa é o nome dado àquelas para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia e, como qualquer procedimento cirúrgico, ela não é isenta de riscos.
Fonte: Revista Vejabem I Conselho Brasileiro de Oftalmologia Imagem: Canva