Quando pensamos em oftalmologista logo vem em nossa mente àquela consulta e exames que medem a acuidade visual. Mas engane-se quem acredita que a função do oftalmologista se restringe à prescrição dos óculos. Assim como outras áreas da medicina, a oftalmologia se divide em especialidades distintas. Depois que você descobrir as possibilidades que existem nessa área da medicina vai certamente concluir que os oftalmologistas não são todos iguais!
O oftalmologista é o médico especialista cuja função é preservar a saúde ocular e estabelecer a melhor visão possível aos pacientes, diagnosticando e tratando doenças nos olhos, promovendo a prevenção de patologias oculares e também prescrevendo lentes corretivas para otimizar a visão.
A especialidade do médico oftalmologista se divide conforme a região dos olhos a serem estudadas.
O especialista em Segmento Anterior, estuda doenças como a catarata, o glaucoma, e problemas na córnea, que abrangem o ceratocone, o pterígio, a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. Há ainda o especialista no Segmento Posterior que trata de doenças como degeneração macular, retinopatia diabética, descolamento de retina, buraco macular e uveítes.
Existe plástica na oftalmologia?
Sim! A especialidade em Plástica e Vias Lacrimais trata de problemas relacionados às deformidades e anormalidades das pálpebras e do sistema lacrimal, que podem ser desde obstruções e infecções das vias lacrimais, como doenças que exigem mais cuidados e, em alguns casos, sendo necessárias intervenções cirúrgicas.
O Estrabólogo é o especialista em estrabismo, conhecido na linguagem popular como “olho vesgo”, é o termo médico usado para designar olhos que não estão perfeitamente alinhados, ou seja, um olho fixa em uma direção e o outro em direção diferente. Por último, mas não menos importante, está o especialista em Visão Subnormal que atende pacientes portadores de baixa visão e, geralmente, possuem doenças degenerativas da retina ou glaucoma.